Você sabia que desde o dia em que nasceu há um anjo lhe protegendo e intercedendo por você? E ele continuará ao seu lado até o último dia de sua vida.
Essa boa notícia foi dada pelo próprio Jesus, que ao explicar como devemos cuidar das crianças, testemunhou sobre a existência de seus anjos:
Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. (Mateus 18,10).
Isso significa que Deus criou anjos que cuidam de nós e podemos contar com suas orações, pois eles estão no céu diante de Deus e contemplando-O face a face.
As escrituras sempre nos falaram o quanto os anjos se esforçam para nos proteger e nos conduzir nos caminhos de Deus:
Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. (Salmo 90,10-13)
O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva. (Salmo 33,8)
Sendo assim, podemos sempre contar com a ajuda desses queridos amigos espirituais, que sempre estarão prontamente dispostos a nos ajudar.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 330, os anjos são seres puramente espirituais, ou seja, são criaturas que não têm corpo (nem asas), vivem na eternidade e, assim como nós, são dotados de inteligência e vontade própria.
Qual a missão do anjo da guarda?
O anjo da guarda é aquele que oferece a Deus as orações que fazemos. Eles também nos protegem nos momentos de perigo espiritual, principalmente naqueles que nos fazem pecar.
Eles nos apoiam e nos sugerem fazer boas ações, praticar a generosidade, a ter prudência, a tentar evitar os exageros, a controlar nossas emoções. Eles fazem isso por meio de pequenas imagens que colocam em nossa imaginação, de pensamentos que inspiram na nossa cabeça (por graça divina) e até mesmo a partir de nossos sentidos: visão, audição, etc.
Muitas vezes, os anjos nos ajudam a lembrar de alguma coisa que esquecemos e isso acontece quando temos aquele “estalo” que nos faz lembrar de algo. Eles também podem nos avisar que devemos tomar algum caminho ou sair dele e fazem isso por meio de pequenos pensamentos, sonhos, pela imaginação ou visões, como aconteceu com São José no primeiro capítulo do Evangelho de Mateus.
Sim, por uma graça especial de Deus. Muitas pessoas de profunda oração e que levam uma vida de santidade já relataram sentir a presença dos anjos, como o próprio São Padre Pio de Pietrelcina, que conversava com eles constantemente.
Já algumas pessoas, mesmo não sendo virtuosas ou não tendo vida de fé, relataram sentir a presença de alguém que lhes ajudou em algum momento de perigo, por exemplo, e que podem ser os anjos de Deus cumprindo sua função.
Não. Os únicos anjos que têm seus nomes revelados são os Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Mas isso não impede de nos comunicar com os anjos, pois por meio das orações eles nos escutam e nos atendem.
Podemos fazer qualquer oração espontânea, pois como são nossos amigos, eles não esperam que falemos cheios de palavras elaboradas ou muito bonitas. Eles só desejam a sinceridade do nosso coração. Mas para quem quiser uma dica de por onde começar, sugerimos que faça a oração do Santo Anjo:
Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso e guardador,
se a ti me confiou a Piedade divina,
sempre me rege, guarda, governa e ilumina.
Amém.
Além da oração do Santo Anjo, você pode se aproximar ainda mais dos anjos lhes oferecendo em honra algum tipo de jejum, de penitência, pelas ações de caridade, fazendo alguma boa ação (corporal ou espiritual), rezando constantemente e pedindo sua intercessão, participando dos sacramentos, de momentos de oração com os irmãos, adorando ao Santíssimo e, principalmente, evitando as ocasiões de pecado.
Sim. Nos momentos em que livremente optamos por pecar e ofender a Deus. São João Maria Vianney costumava relatar que via os anjos da guarda das pessoas lhes esperando na porta das casas onde aconteciam os bailes da cidade Ars (França), pois nesses locais onde o pecado é abundante, os anjos não entram e não tomam parte com nada lá.
Por isso precisamos evitar levar o pecado para dentro de nossas casas, seja por meio de filmes, de páginas da internet que são impróprias, de leituras que não trazem proveito, dos relacionamentos indevidos, entre outros males que sempre nos cercam e devemos estar preparados para rejeitá-los.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.