Um brasileiro entre os maiores violonistas do mundo: conheça Fabricio Mattos

Um brasileiro entre os maiores violonistas do mundo: conheça Fabricio Mattos

O mercado internacional da música é restrito e bastante competitivo. Ainda mais quando se trata de música erudita tocada ao violão por um brasileiro do Paraná. Porém, o curitibano Fabricio Mattos tem se destacado e conquistado cada vez mais espaço e reconhecimento.

Recentemente, ele se tornou doutor pela tradicional e respeitada Royal Academy of Music de Londres, sagrando-se como o primeiro músico latino-americano a realizar esse feito e também o primeiro violonista do mundo com o título.

Entre os muitos projetos capitaneados por Fabricio, está o Worldwide Guitars Connecions (WGC), empreendimento artístico fundado por ele em 2011 que combina obras inéditas de compositores vivos com inovação, sustentabilidade e integração junto ao público em todo o mundo.

O WGC une música, sustentabilidade, ações comunitárias e outras frentes locais e globais de ação humana. Por meio dele, Fabricio se apresentou em mais de 27 países.

Mas para obter êxito em seus objetivos e conquistar o que sempre sonhou, Fabricio teve que se esforçar muito e superar muita coisa ao longo do caminho.

Reprodução redes sociais

Esforço, dificuldades e vitórias

Fabricio Mattos cursou a Faculdade de Belas Artes em Curitiba, PR, e sempre sonhou em estudar em Londres. Fez de tudo para conseguir alcançar esse objetivo. Por pouco não desistiu. Passou a fazer vários concursos e a juntar dinheiro para viajar. Até que, em 2008, decidiu vender o que tinha e partir para o mestrado na capital britânica.

A aptidão pela música foi herdada do pai, saxofonista, que o levava ainda criança para acompanhá-lo em bailes de carnaval pelo interior do Paraná. Mas engana-se quem pensa que essa rotina era pura diversão.

Se errasse o compasso da música na percussão ou cansasse de tocar, era obrigado a dormir na caixa da bateria, tendo um tamborim como travesseiro.

“O meu primeiro instrumento foi o tamborim que, aliás, guardo até hoje. Minhas primeiras lembranças da música são do palco. E não só o fato de estar no palco, mas aquele calor dos bailes de carnaval no interior, a banda tocando, aquela coisa muito intensa, aquela música alta, muita dança, muita animação, e com o meu pai do lado”, disse ele em entrevista recente concedida à Globo News.

Fabricio tentou também tocar flauta e violino, mas encontrou no violão o instrumento que o acompanharia pela vida.

Reprodução redes sociais

Títulos e prêmios internacionais

Formado em Música em 2006 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Fabricio Mattos recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de música. Entre eles, o Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas da Petrobrás (Rio de Janeiro, 2003) e láureas como Ivor Mairants Guitar Award (Worshipful Company of Musicians, Londres), Picker Trust Award (Royal Academy of Music, Londres) e Weshow Video Award.

Além de ser o primeiro músico latino-americano e violonista do mundo a conquistar o título de doutor pela Royal Academy of Music de Londres, o paranaense também foi o primeiro músico brasileiro na história a ser eleito finalista do Alexander Tansman Competition of Musical Personalities, em Łódź, na Polônia, onde se apresentou em novembro de 2008.

Fabricio recebeu em 2009 uma das maiores honras já recebidas por um violonista brasileiro no exterior: o Prêmio Julian Bream Award, concedido como sinal de distinção e excelência artística. Um reconhecimento e tanto para quem encontra nas cordas do violão um meio para propagar a música erudita.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marcia Arantes
    Que orgulho ver o Fabricio por aqui! Além de talentoso, é um ser incrível!
  • Telma Monteiro Campos.
    Um jovem talentoso, um grande exemplo!
  • Neuza Maria Baggio de Mattos Mattos
    Merecedor de todas felicitações Mundial! Grande Mestre !!!
  • Juliane Rudolf
    Que maravilha ver o reconhecimento de um artista! Parabéns!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.