A palavra “Rosário” significa “coroa de rosas”. Cada vez que rezamos o Santo Terço, oferecemos um buquê dessa flor pra Nossa Senhora. Cada Mistério contempla* os acontecimentos da vida de Jesus e de Maria, de acordo com uma passagem bíblica. É como ler a Palavra de Deus e aprender mais sobre cada parte da história d’Eles.
*Contemplar significa apreciar, admirar, meditar, observar atentamente.
São quatro os Mistérios do Rosário, rezados em cada dia da semana:
Contemplam momentos da infância de Jesus, como a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus e a sua Apresentação no Templo.
1. A anunciação do Anjo à Virgem Maria.
2. A visita de Maria a Santa Isabel.
3. O nascimento de Jesus em Belém.
4. A apresentação de Jesus no Templo.
5. A perda e encontro de Jesus no Templo.
Refletem sobre a vida pública de Cristo, que revelam Sua missão, como o Batismo, as Bodas de Caná, o anúncio do Reino, a Transfiguração e a instituição da Eucaristia.
1. O batismo de Jesus no Rio Jordão.
2. O milagre nas Bodas de Caná.
3. O anúncio do Reino e o convite à conversão.
4. A transfiguração de Jesus no Monte Tabor.
5. A instituição da Eucaristia.
Meditam sobre o sofrimento de Jesus, como a agonia e tentação, a flagelação, a coroação de espinhos, o carregamento da Cruz e a Crucificação.
1. Agonia e tentação de Jesus no Horto das Oliveiras.
2. Flagelação de Jesus, preso à coluna.
3. Coroação de espinhos.
4. Jesus carrega a Cruz a caminho do Calvário.
5. Jesus é crucificado e morre na Cruz.
Celebram a glória da Ressurreição de Jesus, a Ascensão d’Ele ao Céu, a descida do Espírito Santo, a Assunção de Maria e a Sua Coroação.
1. A Ressurreição de Jesus.
2. A Ascensão de Jesus ao Céu.
3. A descida do Espírito Santo.
4. A Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
5. A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
Outubro é conhecido na Igreja como o Mês do Rosário. Que tal rezar e entregar esse buquê espiritual pra Nossa Senhora? Aprenda as orações e como rezar o Santo Terço:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém.
Pai Nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave-Maria, Cheia de Graça, o Senhor é Convosco! Bendita Sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória ao Pai e Ó Meu Jesus (após as três primeiras Ave-Marias e ao final de cada mistério):
Glória ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de Vossas Mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do Vosso poderoso amparo e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha!
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós Volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, Bendito fruto do Vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém!
Salve Maria!
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.