Um santuário para a Casa Comum: Vaticano inaugura o Borgo Laudato Si’

Um santuário para a Casa Comum: Vaticano inaugura o Borgo Laudato Si’ Foto: reprodução site Borgo Laudato Si’

Inspirado na encíclica histórica do Papa Francisco, o Borgo Laudato Si’ foi inaugurado para ser um espaço de contemplação, aprendizado e testemunho. Com jardins, terras cultivadas e projetos sociais, o novo centro da Santa Sé é um exemplo de ecologia e espiritualidade juntas no cuidado da Casa Comum.

O Borgo Laudato Si’ ocupa 35 hectares de jardins e 20 hectares de terras agrícolas, localizados em Castel Gandolfo. O espaço abriga mais de 3.000 plantas de 300 espécies diferentes, oliveiras, vinhedos, além de vestígios arqueológicos. Desde 2023, funciona como centro de ensino em agricultura orgânica e regenerativa, com programas voltados a estudantes, peregrinos e famílias. É um laboratório da ecologia integral proposta pelo Papa Francisco em uma encíclica.

Inauguração: momento espiritual e cultural

A inauguração foi presidida em 5 de setembro pelo Papa Leão XIV, com bênção papal. O tenor Andrea Bocelli participou do evento e enfatizou a harmonia entre arte, criação e fé. A residência papal em Castel Gandolfo, tradicionalmente retiro de verão, ganhou mais um sentido como casa de ação ecológica e oração pela criação.

A encíclica Laudato Si’ reforça que a criação é dom de Deus e “empréstimo” que cada geração recebe para transmitir às próximas. O Catecismo da Igreja Católica (nº 2415) ensina que a humanidade é “”guardião” da natureza e, por isso, necessita de uma conversão ecológica que respeite o equilíbrio, aprecie o sagrado no mundo material, e promova justiça sobretudo com os pobres, que são os primeiros a sofrer os danos ambientais.

Foto: reprodução Vatican Media

Iniciativas concretas do Borgo

  • Cultivo sem agrotóxicos e produção local de alimentos, como vinhos e produtos agrícolas regenerativos.
  • Educação ambiental e cursos para jovens, professores e peregrinos sobre ecologia integral.
  • Ações sociais: acolhimento de pobres e integração comunitária — pouco depois de assumir seu pontificado, Papa Leão XIV visitou os terrenos e realizou uma Santa Missa pelo cuidado da criação, além de uma refeição com pessoas em situação de vulnerabilidade.

Porque este momento é importante

Vivemos uma crise ecológica que exige ação urgente, também dos cristãos. O Borgo Laudato Si’ torna visível que a fé não é escapismo diante dos desafios ambientais, mas impulso para agir com amor. É um modelo de como podemos cultivar o cuidado da criação no nosso dia a dia.

Além disso, é sinal de esperança: a Igreja mostrando que a ecologia integral não é só teoria, mas estilo de vida, que honra Deus, respeita o próximo e protege a Terra, nossa Casa Comum.

Foto: reprodução Vatican News (AFP or licensors)

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.