Muitas pessoas têm tendência à autossabotagem e a procrastinar as próprias atividades e compromissos, mesmo os mais importantes. É a turma do “depois eu faço”, formada por quem se complica na hora de executar algo, na maioria das vezes por não saber organizar o seu tempo – ou seja, falta de planejamento.
Se você costuma reprogramar o despertador sempre para um pouco mais tarde depois que ele toca, demora a engrenar no trabalho, faz inúmeras pausas e só conclui uma tarefa com muita dificuldade, ou ainda acumula pendências, você está procrastinando.
Esse verbo não desejado quer dizer: adiar, deixar para depois, postergar, delongar, transferir sempre para outro dia. Entre as causas para esse tipo de comportamento estão a falta de força de vontade, dificuldade em eleger prioridades de tarefas e, principalmente, a falta de autodisciplina e habilidade de administrar o próprio tempo.
Se você se identificou, então está na hora de rever os seus conceitos e detectar o que realmente atrapalha o seu dia a dia, para que tudo flua de acordo com o tempo certo, como deve ser.
Existem algumas recomendações básicas e fundamentais para pôr fim à procrastinação. A primeira é preparar uma lista de tarefas que deixe bem claro o que se tem a fazer e as classifique pela importância.
É salutar não se permitir protelar por várias vezes a mesma tarefa. Observe os progressos obtidos com essas pequenas mudanças e continue filtrando os afazeres.
Perceba quais são as horas do dia que você é mais produtivo e concentre a realização das tarefas mais importantes nesse período. Deixe as mais simples para momentos de menos pique. A produtividade está ligada aos maiores picos de energia.
Corte de seu vocabulário frases como: “só mais cinco minutinhos”, “amanhã chego mais cedo e começo”, “só vou descansar um pouco e quando estiver mais disposto eu começo”, “depois eu faço”.
Dedique alguns minutos da noite para tomar nota do que precisa ser feito no dia seguinte. Dessa forma, evita-se imprevistos que possam prejudicar o andamento dos trabalhos.
Já sabendo qual a tarefa mais difícil do dia, a partir do planejamento feito na noite anterior, comece o expediente justamente por ela.
Muitas vezes é melhor encontrar alguém que possa executar as tarefas menos importantes em seu lugar enquanto você se concentra naquelas que exigem mais dedicação.
Algumas coisas tiram a nossa atenção e acabam por prejudicar a produtividade. Segundo estudo da Universidade da Califórnia, após se distrair com algo, leva-se em média 23 minutos para você voltar à tarefa.
1. Desative as notificações do seu telefone, computador ou tablet.
2. Evite deixar seu celular à mão de forma a diminuir o número de vezes que você o checa.
3. Trabalhe com fones de ouvido para evitar que ruídos e conversas lhe distraiam.
4. Se você encontrar artigos e notícias interessantes, salve-os para ler mais tarde.
5. Desative o Wi-Fi quando suas tarefas não exigirem conectividade com a internet.
6. Tente não navegar nas redes sociais no trabalho – a menos que você trabalhe com isso!
7. Use a função “não perturbe” nos chats para evitar que as pessoas falem com você o tempo todo por acharem que você está disponível.
A dica 8 talvez seja a mais importante delas: ao terminar de ler essa matéria, não deixe as mudanças na sua rotina para depois. Afinal, não há nada pior para a procrastinação que procrastinar o seu enfrentamento.
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