Certa vez, tempos atrás, o vulcão de Chaparrastique, próximo a São Miguel, em El Salvador, entrou em erupção, lançando violentamente sua lava em direção à pequena vila, ameaçando a todos que lá moravam. Desesperados, os moradores levaram uma imagem de Nossa Senhora da Paz para fora da igreja e começaram a rezar, pedindo sua intercessão para evitar a tragédia.
Repentinamente, a lava desviou o curso rumo à cidade, o que salvou a população e tudo o que havia na vila. Esse fato é considerado um milagre de Nossa Senhora da Paz. No lugar onde o rio de lava desviou, hoje existe a vila de Milagro de La Paz.
O mistério de Nossa Senhora da Paz surgiu em 1682, quando El Salvador, país da América Central, vivia em guerra. Naquela época, mercadores acharam uma caixa de madeira na vila de Mar do Sul. Acreditavam haver nela um tesouro, mas não conseguiam abri-la de forma alguma, o que os deixou intrigados. Resolveram então levá-la à cidade e apresentá-la às autoridades.
Ao chegarem na vila de São Miguel, no momento em que passavam diante da igreja do lugar, o burrico que levava a caixa em seu lombo simplesmente parou e a caixa abriu sem o mínimo esforço. Para a surpresa de todos, dentro dela havia uma bela imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços.
A história logo se espalhou e deixou a população salvadorenha emocionada, inclusive nos campos de batalha. A comoção com o fato foi tamanha que os soldados, tocados por uma ternura repentina, largaram as armas e a paz voltou ao país.
Devido a isso, a imagem da Virgem passou a ser chamada de Nossa Senhora da Paz.
No local onde a caixa abriu, em São Miguel, foi erguido um altar dedicado à Santa. O lugar se tronou destino de peregrinação do povo, que rezava pela intercessão da Virgem da Paz para evitar guerras e catástrofes naturais, como terremotos e erupções.
A proclamação de Nossa Senhora da Paz como padroeira de El Salvador ocorreu em 1966, pelo Papa Paulo VI. A Igreja Católica celebra seu dia em 9 de julho, quando acontece a festa oficial dedicada e Ela.
Ó Senhora Mãe de Jesus e da Paz, intercessora junto ao Pai. Aqui estamos na tua presença com nosso coração apertado pelos sofrimentos do dia a dia, pelas injustiças sociais, pelo desamor, egoísmo, opressão, desemprego, falta de saúde, desunião conjugal e familiar, maldades, invejas, que nos afastam da verdadeira paz. Nossa Senhora da Paz, volva para nós o teu olhar amoroso de Mãe piedosa, da mesma forma que o dirigiste ao teu Filho no caminho do Calvário e transmite-nos a paz para que sejamos cada vez mais semelhantes ao teu Filho Jesus. Que saibamos trabalhar pelo seu reino de amor e de justiça, semeando a união e a paz entre os irmãos e irmãs. Com teu Coração aberto sempre atento e acolhedor, receba neste momento as nossas súplicas (pede-se a graça). Ave Maria… Glória ao Pai… Nossa Senhora da Paz rogai por nós e dai-nos a vossa Paz!
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.