União Astronômica Internacional reconhece importância de Georges Lemaître, o “Padre do Big Bag”

União Astronômica Internacional reconhece importância de Georges Lemaître, o “Padre do Big Bag”

Fé e ciência podem se encontrar no “cosmos”? Sim! Georges Lemaître, Sacerdote e cosmólogo belga, tem uma obra reconhecida internacionalmente e mostra como isso pode acontecer.

Na quinta-feira (20), Papa Francisco recebeu, na Sala dos Papas no Vaticano, os participantes da II Conferência do Observatório Astronômico Vaticano (Specola Vaticana), dedicada a Lemaître. O evento, que abordou temas como buracos negros, ondas gravitacionais e questões espaço-temporais, foi uma celebração do diálogo entre a ciência e a espiritualidade.

“O valor científico do Sacerdote e cosmólogo belga foi reconhecido pela União Astronômica Internacional, que decidiu que a conhecida Lei de Hubble deveria ser chamada mais apropriadamente de lei de Hubble-Lemaître”, comemorou Papa Francisco, ao destacar a importância da contribuição de Lemaître para a cosmologia moderna.

A renomeação é um tributo ao trabalho pioneiro do belga, que demonstrou que o universo está em expansão, uma ideia revolucionária que alterou a compreensão da origem e evolução do cosmos. Durante a conferência, realizada em Castel Gandolfo, o Pontífice agradeceu aos cientistas presentes e destacou como as suas pesquisas são importantes e que devem buscar atender às necessidades das pessoas.

“Nesses dias, vocês discutem as últimas questões colocadas pela pesquisa científica em cosmologia: os diferentes resultados obtidos na medição da constante de Hubble, a natureza enigmática das singularidades cosmológicas (do Big Bang aos buracos negros) e o tema muito atual das ondas gravitacionais”.

Com essa fala, o Papa exemplificou que a Igreja observa e também promove tais pesquisas, pois elas “abalam a sensibilidade e a inteligência dos homens e das mulheres de nosso tempo.”

Georges Lemaître

Georges Lemaître foi um grande cientista e um exemplo de vida dedicada à busca de conhecimento e à fé. “O seu percurso humano e espiritual representa um modelo de vida com o qual todos nós podemos aprender,” observou Francisco. A trajetória do Sacerdote belga mostra que a ciência e a fé podem caminhar lado a lado, sem conflito.

Nascido em 1894, inicialmente estudou engenharia para atender aos desejos de seu pai. Com a I Guerra Mundial, teve que servir e testemunhou os horrores do conflito. Após a guerra, seguiu então sua vocação sacerdotal e científica, ingressou no seminário e posteriormente estudou física e matemática. Obteve um doutorado em Física na Universidade de Louvain e continuou seus estudos em Cambridge, sob a orientação de Arthur Eddington.

Em 1931, o sacerdote cientista propôs a teoria do “átomo primordial”, mais tarde conhecida como Teoria do Big Bang. Suas ideias foram inicialmente recebidas com ceticismo, mas com o tempo ganharam aceitação e transformaram a cosmologia. Até mesmo Albert Einstein foi influenciado por seus estudos.

Einstein e o Padre Lemaître

No discurso de São João Paulo II à Pontifícia Academia das Ciências, em 1979, quando os cem anos do nascimento de Albert Eistein foram celebrados, o Papa citou palavras de Lemaitre:

“Precisaria a Igreja da ciência? Certamente que não, a cruz e o evangelho bastam-lhe. Mas ao cristão nada de humano é alheio. Como poderia a Igreja desinteressar-se da mais nobre das ocupações estritamente humanas: a busca da verdade?”

Lemaître foi o primeiro cosmólogo teórico a ser nomeado para o Prêmio Nobel de Física, em 1954, por sua previsão do universo em expansão. Ele também foi nomeado para o Prêmio Nobel de Química de 1956 por sua teoria do átomo primordial.

Ocupou diversos cargos na Pontifícia Academia das Ciências. Em 1960, chegou à presidência da instituição. Foi assessor pessoal do Papa Pio XII. 

O cientista morreu em 20 de junho de 1966, em Lovaina, aos 71 anos, em decorrência de uma leucemia. Foi sepultado no Cemitério de Marcinelle, em sua cidade natal.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito legal a notícia! Na minha comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, há muitas pessoas do ITA e do IAE (Instituto Aeroespacial). Meu pai é piloto, mas há muitos engenheiros e cientistas por aqui. Essa união entre o estudo do Universo, do espaço, e a fé é muito bonita e tem ligação com a minha comunidade.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.