O verão ainda não chegou, mas os dias mais longos e ensolarados vieram junto da primavera. Exatamente por isso, o protetor solar se faz cada dia mais necessário. Embora ele seja usado também no inverno, especialmente no rosto, é no verão que faz mais parte da rotina dos brasileiros.
Mas você sabe o motivo pelo qual deve-se utilizar o famoso filtro solar?
Quando o verão chega, há uma proximidade maior do Sol em relação à Terra, e isso faz com que a radiação solar seja mais intensa. Essa radiação é chamada de ultravioleta, que pode ser dividida em dois tipos (UVA e UVB). Temperaturas mais altas também podem significar queimaduras na pele, pois os raios ultravioletas a afetam diretamente, principalmente pela exposição exagerada e inadequada. Seus efeitos são, dessa forma, cumulativos e percebidos ao longo do tempo.
Diferentemente do que se imagina, os raios ultravioletas não são apenas os vilões. Na verdade, são benéficos em alguns casos, como na síntese da vitamina D. No entanto, o que não se pode é fazer uma exposição prolongada e exagerada. Horários em que o sol está mais forte são ainda mais perigosos.
Entre os malefícios dessa alta exposição está, além da queimadura de pele, também a chance de câncer de pele, envelhecimento precoce, perda de visão e alterações químicas na pele.
O uso do protetor solar é a maneira mais eficiente para a prevenção desses malefícios dos raios UV. Eles conseguem fazer isso porque absorvem, refletem e dispersam a radiação ultravioleta. Apesar disso, muita gente não utiliza o protetor diariamente.
Se é o seu caso, precisa mudar seu hábito agora mesmo. E se não sabe como começar, fique atento a essas dicas.
Gostou dessas dicas? Então se liga para mais uma. Se for pegar sol, além do protetor, invista também em bonés, óculos e vestimentas que tenham proteção aos raios UV.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.