Prática comum e recomendada entre os católicos, acender velas têm diferentes significados, como você pode aprender mais sobre isso nesse texto. Porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar incêndios ou queimadas (caso a vela seja acesa fora de casa).
A capitã do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, Oresya Gisielle Thömen Verbiski, explica que tudo começa com a escolha de onde essa vela será acesa. “Opte por um suporte adequado para acendê-la. Além disso, o suporte deve ser de um material não inflamável e ser grande o bastante para coletar a cera derretida”, pontuou.
A partir disso, outras dicas devem ser aplicadas. Veja quais são!
É importante afastar a vela de qualquer objeto inflamável, incluindo cabelos, roupas, decorações, livros, papéis, roupas de cama e até mesmo cortinas. Outro detalhe: “quando for acender alguma vela próxima a uma janela ou a uma corrente de ar, certifique-se de que a janela está fechada, pois essas correntes podem empurrar a chama e iniciar um incêndio”, alertou a capitã.
Após acendê-la, é recomendável manter a vela sempre parada, pois o material e seu suporte estarão quentes e há risco de cair cera quente nas mãos, o que provoca lesões e queda da vela em locais não seguros.
Na hora de apagá-la, certifique-se de que a chama apagou completamente – e está resfriada o suficiente antes de descartá-la. Nunca deixe sua residência com velas acesas em seu interior para evitar um incêndio.
Se você tiver crianças ou animais de estimação dentro de casa, sempre coloque a vela em um local protegido, longe do alcance deles e mantenha a supervisão para evitar acidentes.
É importante frisar que essas orientações devem ser cumpridas não apenas em residências, mas em qualquer ambiente, até mesmo naqueles específicos para essa função.
Um exemplo desse tipo de risco é o recente princípio de incêndio ocorrido na Capela das Velas, no Santuário Nacional de Aparecida, em dezembro de 2022. Na ocasião, foi um pequeno detalhe que quase causou um acidente: uma vela acesa ainda com a embalagem de plástico. Por isso, a dica de sempre retirar por completo a embalagem das velas e descartá-las longe do local onde o fogo será aceso é primordial.
“Lembre-se, o fogo é imprevisível, portanto, é muito importante você ficar de olho sempre no comportamento da vela e manter a supervisão enquanto ela queima”, lembrou a capitã.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.