O Vaticano deu início às celebrações natalinas com a chegada do abeto de 29 metros de altura, que saiu da cidade de Ledro, na região de Trentino, Itália. A cerimônia de inauguração do pinheiro e do presépio na Praça São Pedro ocorreu nesse sábado (7), marcando oficialmente o início do período natalino no local.
A árvore e o presépio permanecerão na praça até 12 de janeiro de 2025, coincidindo com a Festa do Batismo do Senhor. Muito mais que decorações natalinas, esses símbolos são tradições, histórias e valores que conectam comunidades locais e a mensagem central do Natal – o amor e a solidariedade.
Na manhã de 7 de dezembro, a exposição “Natividade de Belém 2024” foi inaugurada na Sala Paulo VI, com representações da Natividade feitas em Belém por artesãos locais. Essa iniciativa foi realizada com o apoio da Embaixada do Estado da Palestina junto à Santa Sé, o que destaca o papel da Terra Santa na história da salvação.
À tarde, a cerimônia de inauguração do presépio e da árvore contou com a presença de delegações italianas das cidades de origem de ambos os símbolos natalinos. O presépio, criado por cerca de 40 voluntários de Grado, na diocese de Gorizia, trouxe como tema o amor e a vida cotidiana. Seu cenário tem relação com a lagoa de Grado, no início dos anos 1900, com detalhes como figuras feitas de lama da lagoa e uma recriação da casa de junco, o “casone”.
A coleção de presépios exibida na Sala Paulo VI mostra o vínculo com Belém, com o uso de materiais como madeira de oliveira, madrepérola e cerâmica. Esses presépios foram projetados pelos artistas Johny Andonia e Faten Nastas Mitwasi.
Além disso, o abeto de Ledro foi escolhido por ser um exemplo de manejo florestal sustentável. Outras 39 árvores menores, decoradas por associações e cidadãos de Ledro, foram distribuídas pela Santa Sé como parte da celebração.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga e pela irmã Raffaella Petrini, que abordaram o papel do Natal de reforçar a união e o amor entre as comunidades. O evento também contou com apresentações culturais e a presença de bispos, prefeitos e grupos artísticos, que celebraram as tradições seculares e a fé cristã.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.