Veja quais são as habilidades em alta no mercado de trabalho

Veja quais são as habilidades em alta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho sempre está evoluindo, mudando. Antigamente, o primordial era uma característica que, de repente, muda para outra e, depois, mais uma. Isso é normal em um cenário de sociedade que está sempre em evolução. 

Hoje, as skills, ou habilidades, são muito valorizadas pelos recrutadores e profissionais de Recursos Humanos das empresas. Isso porque, é por meio das habilidades individuais de cada colaborador (a) que a empresa consegue crescer e fazer a diferença diante de tanta concorrência. 

Micheli Möller é talent acquisition (que é a pessoa responsável por atrair e integrar os melhores profissionais para uma empresa). A função dela exige que ela compreenda bem as necessidades atuais do mercado e, por isso, conversamos com ela sobre como você pode se preparar melhor para entrevistas de emprego e construir um bom currículo. 

Micheli dá dicas de como deixar claras suas soft e hard skills no currículo e na entrevista de emprego. Foto: Arquivo Pessoal 

Existem habilidades que estão em alta?

Existe uma diferença entre as chamadas soft e hard skill.

Primeiramente, as hard skills são aquelas capacitações técnicas que um profissional comprova ao recrutador/empresa por meio de diplomas e certificados. É o aprendizado que se reúne ao longo de sua vida, mas que podem ser comprovados. São informações que sempre estão presentes nos currículos. 

Para a talent acquisition, hoje, a hard skill mais procurada está ligada ao setor da tecnologia, exatamente porque ele está aquecido no mercado de trabalho. 

Já as soft skills são aquelas características pessoais que um profissional não consegue comprovar por currículo. Elas acontecem e são perceptíveis por meio da convivência diária – e dificilmente são expostas nos currículos. 

Micheli comenta que as soft skills são muito importantes e que atualmente há uma em destaque.

“Podemos destacar a liderança, pois ela já envolve a característica de saber se comunicar bem, a inteligência emocional, resiliência, adaptabilidade, etc”. 

 

Como destacar essas habilidades no meu currículo?

Ter um bom currículo ajuda muito na hora de procurar um emprego. Neste conteúdo do IDe+ temos algumas dicas de como montar um bom currículo. Para além das informações tradicionais, Micheli dá algumas outras dicas. 

“Faça uma boa descrição das atividades desempenhadas em cargos anteriores, de maneira clara e objetiva, mas que dará alusão ao recrutador das habilidades que necessitou para exercê-las”.

Ela explica que um currículo bem estruturado, focado nos objetivos e com enfoque para as habilidades do candidato à vaga é fundamental. 

  • A introdução deve falar sobre o candidato, com descrição dos objetivos e habilidades;
  • Ao escrever uma atividade de função anterior, coloque as ferramentas que usou e os resultados obtidos. 
  • Só inclua cursos importantes e que tenham conexão com a vaga que está concorrendo. 
  • Revise para não enviar um documento com erros de português ou desconfigurado. 
  • Invista em uma estrutura clara e objetiva, com informações que tornem você a pessoa certa para aquela vaga. 

Micheli ainda dá uma dica extra:

“Caso tenha muitas experiências de trabalho e cursos, não há necessidade de colocar todos. Coloque as experiências mais recentes e os cursos que mais têm a ver com o cargo pretendido. O ideal é que o currículo tenha de uma a duas páginas de informações”.

 

E na hora da entrevista?

Muitos candidatos costumam ter medo ou dúvidas depois que são selecionados para a etapa das entrevistas. Como apresentar as habilidades de maneira clara e que cumpra os objetivos da vaga? 

Ficar nervoso é comum, porque é realmente um momento importante na vida da pessoa. No entanto, não se deve deixar a ansiedade e o nervosismo atrapalharem a entrevista. 

Micheli comenta que é ideal, durante a entrevista, contar de maneira simples e coerente a trajetória e os meios que contribuíram para o desenvolvimento das hard e soft skills

Grande parte dos recrutadores também vai analisar seu LinkedIn. Aproveite a oportunidade que a rede oferece para falar sobre suas paixões, conquistas e desafios”. 

Outra dica é estudar sobre a empresa, projetos e cultura organizacional. Os recrutadores esperam que o candidato saiba muito bem o local em que ele pretende atuar. 

“Cuidado com a linguagem corporal, algumas posturas indicam indiferença e desinteresse. Evite cruzar os braços, encostar na cadeira ou passar muito a mão pelo cabelo. Prefira uma postura ereta, levemente para frente, braços relaxados, olhar nos olhos do recrutador e manter simpatia na voz”. 

Mais uma dica é sobre o interesse: não fique com vergonha de perguntar informações importantes, que demonstram seu interesse na vaga. 

 

Honestidade do começo ao fim

Se você não tem as soft e hard skills mais procuradas pela empresa, você deve ser honesto. A maioria dos recrutadores percebe quando você está apenas falando o que ele quer ouvir e tentando o enganar. 

“Se você precisa ser outra pessoa para conseguir o emprego, talvez aquele trabalho não seja para você.

Todas as softs e hards skills citadas como em alta no mercado de trabalho, podem ser impulsionadas por você. Enquanto as primeiras você pode destacar as que já sabe que tem, como liderança e inteligência emocional, as segundas você consegue investindo em cursos e capacitações. Aqui tem dicas de cursos gratuitos para você acrescentar na sua rotina. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Erilete Meirelles
    Show!
  • Erilete Meirelles
    Ótima reportagem!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.