Viagens de fé: conheça cinco destinos religiosos no Brasil

Viagens de fé: conheça cinco destinos religiosos no Brasil

Junho mal começou e o clima das famosas férias do meio do ano já invadem nossa cabeça. Para quem já está planejando qual será o destino desse descanso tão desejado e necessário que nos tira da rotina agitada do dia-a-dia, o IDe+ traz algumas dicas e sugestões de destinos de fé. 

Já que as férias nesse período acabam sendo mais curtas, uma boa opção de lazer são cidades que ofereçam possibilidades de turismo com conforto, segurança e com atividades para toda a família. É nesse contexto que surge e se fortalece a escolha por destinos cuja força turística seja a religião católica. 

Isso mesmo, o turismo religioso é um segmento turístico que cresce a cada ano no Brasil e fortalece as viagens nacionais, a economia interna e desenvolve municípios e regiões inteiras. Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil conta atualmente com 513 festas religiosas cadastradas no órgão, além de dezenas de atrações com essa motivação em vários municípios brasileiros. Também de acordo com a pasta, o turismo religioso é um segmento que movimenta 20 milhões de viagens por ano e injeta R$ 15 bilhões em nossa economia.

Mas, afinal, o que é turismo religioso?

Esse ramo turístico pode ser definido como o conjunto de atividades que utilizam de forma parcial ou total equipamentos e visitas receptivas que expressam sentimentos místicos ou suscitam a fé (Medeiros e Silva, 1998). De fato, os números que já citamos aqui nos mostram que a fé é, sim, uma grande aliada do turismo religioso. 

É por conta da fé católica que muitos buscam determinados lugares, sendo mais movidos por esse sentimento, do que pela vontade de conhecer um novo destino, passear ou descansar. Turistas com esse perfil encontram no Brasil uma infinidade de opções que vão do Norte ao Sul do país. Se esse é seu caso ou ainda, se está no seu plano de viagens futuras um destino de fé, confira abaixo a nossa lista de destinos para peregrinar e passear com a família nos quatro cantos do país:

Região Nordeste: Juazeiro do Norte, Ceará 

Maior destino religioso dessa região e um dos maiores do Brasil, a cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, no Ceará, atrai muitos turistas para conhecer sua história, rezar pela intercessão de Padre Cícero e consumir arte religiosa produzida com talento local. 

Anualmente, mais de 2 milhões de turistas passam pela cidade cearense para prestigiar as atrações municipais que tem como principal figura o sacerdote da cidade vizinha, Crato, que transformou a história regional ao fazer da pequena vila de Joazeiro, o município vigoroso de Juazeiro do Norte. Padre Cícero Romão Batista foi o primeiro prefeito dessa cidade e era muito conhecido por seu carisma e espiritualidade. 

A chegada do sacerdote no município, em meados de 1870, transformou a imagem local, que até vivia com a força da cultura de escravos, e passou a ganhar fortes traços religiosos. Segundo a história regional, alguns milagres aconteceram por lá, sendo o mais famoso de Maria Magdalena do Espírito Santo, que ao comungar, viu sua hóstia se transformar em sangue. A fama de terra milagrosa atraiu e atrai desde então, romeiros de todo o Brasil. 

Quem escolhe essa cidade como destino, não pode deixar de prestigiar as romarias, que ocorrem mais de uma vez por ano, bem como de visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Estátua de Padre Cícero, o Casarão do Horto e Museu Vivo, o Memorial Padre Cícero e o Santuário de São Francisco das Chagas. 

 

Região Norte: Círio de Nazaré, Pará

Considerada a maior manifestação de fé católica do Brasil, as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ocorrem em Belém, na capital do Pará. Carregada de simbolismo, essa festa traz cultura, história e muita demonstração de fé do povo. 

A festa ocorre todos os anos, tradicionalmente, no segundo domingo de outubro. Como Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira dos pescadores, dos paraenses e da Amazônia, a festa funciona assim: nessa data, a imagem da Virgem de Nazaré é carregada pelos fiéis pelas principais ruas de Belém até a Basílica de Nazaré. Como tradição, toda a cidade, comunidades ribeirinhas e isoladas, decoram casas, ruas e comércio com o tema da festa. Entre os dias que envolvem a celebração, ocorrem romarias, vigílias, que podem ser fluviais pela forte presença de rios na cidade e, também, romarias em motocicletas. 

Mas, você deve estar se perguntando: se a festa é em outubro, como posso aproveitar esse destino nas férias de julho? Embora as festividades sejam nessa data, a cidade respira o Círio durante todo o ano. Por isso, nas suas férias de meio do ano, você pode visitar a Catedral Metropolitana, a Basílica de Nazaré e a Igreja Santo Alexandre, por exemplo.

 

Centro-Oeste: Santuário Nossa Senhora de Salete, Goiás

No município de Caldas Novas, em Goiás, fica um dos Santuários brasileiros de Nossa Senhora de Salete. A história desse Santuário começa em 1999, no Rio de Janeiro, quando o Padre Guilherme Antônio Werlang MSF frequentava lá um curso promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil. Neste período, foi nomeado Bispo da Diocese de Ipameri, em Goiás. 

Começa aí o desejo de construção e instalação de um Santuário Saletino na região. No município goiano, o Bispo tratava do Santuário junto ao Clero e ao povo da Diocese, enquanto o Superior dos Saletinos falava do assunto pelo Brasil. Simultaneamente, alguns Saletinos iam à Diocese de Ipameri para divulgar a história e a devoção da Salette, preparando o clima para a fundação do Santuário.

Aos poucos, o desejo do Santuário na região foi se tornando realidade: tudo começou com a conquista do terreno, depois o Altar Campal, a Casa dos Saletinos e o Templo. A estrutura, que encanta fiéis em todo o país, atrai muitos turistas e devotos. O principal evento religioso deste destino turístico é a Romaria. Nascendo com o apelo de cumprir sua vocação de ser um espaço de romarias constantes, a primeira romaria do Santuário Diocesano de Caldas Novas foi em outubro de 2004. Crescendo ano após ano, hoje há uma festa fixa sempre no último domingo de setembro, como encerramento das comemorações do mês saletino. Para quem busca outras datas de viagem, é importante citar que romarias menores ocorrem também ao longo do ano. 

 

Sul: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Paraná

O destino para quem busca a região Sul é a capital paranaense Curitiba. Nesta cidade está o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja história começa em 1952, quando o Arcebispado de Curitiba recebe do prefeito da capital, parte da parte da Praça Senador Correa para a construção de um templo dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe como parte da comemoração do 1º centenário de Emancipação Política do Paraná.

A partir disso, se inicia a construção da obra. Inicialmente, é levantada uma igreja provisória de madeira que mais tarde seria doada para construir a Igreja de Vila Nossa Senhora da Luz. No ano seguinte, toma posse o 1º pároco, Conêgo Bernardo José Krasinski, tornando-se essa a 19º Paróquia de Curitiba. Em 1967, dia da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel, inaugura-se o novo Templo dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, com capacidade para 1200 pessoas.

Vinte anos depois, em agosto de 1987, a igreja recebe uma reforma interna e a troca do telhado. Já em 2006, assume o Pe. Reginaldo Manzotti, e o Templo recebe uma reforma completa, construção de novas salas, e através do Projeto Evangelizar é Preciso, adquire duas emissoras de Rádio, dois canais de TV e a transmissão da Missa Dominical pela televisão. É Paraná uma parceria, com o Governador Beto Richa.

2012 foi um ano histórico em que a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe foi elevada à condição de santuário. Com mais de 50 anos de história, a tradicional igreja foi consagrada pelo reconhecimento do local como passagem de peregrinos e romeiros, devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas.

Dois anos depois, o Santuário recebeu a reforma das rampas de acesso e do Presbitério. Houve ainda a Abertura do Ano Jubilar do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, dia da padroeira. Em 2015, ano em que o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba completou 60 anos de fundação, padre Reginaldo Manzotti celebrou a Santa Missa Solene que contou com a participação de centenas de fiéis. Dois meses depois, em 12 de março, milhares de fiéis se reuniram para a Santa Missa Solene em Honra a padroeira com as Santas Indulgências Plenárias concedidas pelo Papa Francisco neste ano jubilar. Padre Reginaldo Manzotti presidiu a celebração que iniciou com a reinauguração do presbitério. 

O Santuário, referência de fé na região Sul, tem novenas todas as terças, quartas, quintas e sextas. Quem deseja conhecer mais profundamente este destino, pode acompanhar os canais de comunicação do Santuário, que possui um olhar responsável e sólido no propósito de compartilhar a palavra de Deus. 

 

Região Sudeste: Aparecida, São Paulo

Conhecido por ser o maior centro de evangelização católica do Brasil e das Américas, este é o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma. O destino recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano atraídos pela história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que teve sua aparição em 1717, em Guaratinguetá, às margens do Vale do Paraíba, sendo avistada por três pescadores. 

Eles tiraram das águas do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, depois, a cabeça. Naquela época, a região sofria com a escassez de peixes e, após a imagem ser vista, os barcos começaram a voltar carregados de pescados, o que foi considerado um grande milagre. Nascia assim uma devoção, onde todos os sábados, moradores da região se encontravam para rezar à Nossa Senhora, cuja imagem havia sido colocada em um altar. 

Hoje, a imagem está no altar do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte. Assim, a cidade cresceu e se fortaleceu com o turismo religioso, visto que, Nossa Senhora é Padroeira do Brasil, mãe Aparecida, amada por milhões de fiéis.

Para os turistas, há uma infinidade de atrações dentro e fora do Santuário, durante o ano todo, como, por exemplo, a Capela da Ressurreição, Capela das Velas, Capela do Batismo, Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Basílica Nova), Imagem Milagrosa de Aparecida, Museu Nossa Senhora Aparecida, Torre da Basílica, Aquário de Aparecida, Feira Livre, Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida e Teleférico, conhecido como Bondinho Aparecida.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Felícia
    Muito bom!
  • Juracy Telles
    Os católicos brasileiros deveriam conhecer esse conteúdo. Muito bem feito.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.