Viagens e fé juntas: conheça o trabalho dos agentes de turismo religioso

Viagens e fé juntas: conheça o trabalho dos agentes de turismo religioso

Viajar é uma ótima maneira de expandir as fronteiras físicas, emocionais e até espirituais. Proporciona experiências ricas em conhecimento, novas amizades, aprendizados sobre culturas e muitas memórias que podem ser criadas. Quando essa viagem tem um propósito de fé, todas essas características ganham ainda mais força e significado.

Pessoas que buscam ir a um lugar para participar de evento religioso, peregrinações ou visitar locais sagrados podem contar com o apoio de agentes de viagens especializados em turismo religioso. É o que explica Márcio Kleina, diretor da Libermundo Viagens e Peregrinações. Tanto uma agência de viagens convencional quanto a que tem como objetivo proporcionar experiências de fé trabalham com destinos nacionais e internacionais para passeios turísticos, culturais e de lazer. Contudo, as agências de turismo religioso e peregrinação têm uma missão por trás de cada viagem, que é evangelizar.

Todas as peregrinações têm momentos muito marcantes, como conta o profissional.

“Durante as viagens à Terra Santa, é impossível não perceber os olhos brilhando de cada peregrino, sente-se a presença forte de Jesus. Na Itália, por várias vezes, vi peregrinos deixando cartas de agradecimento no túmulo de São Pio. Esse é um momento forte e já visto várias vezes. Em Lourdes, o banho da cura, não há como sair de lá sem se emocionar. É impossível peregrinar somente uma vez. Peregrinar é rezar com os pés”, compartilha Márcio.

Nas peregrinações com Padre Reginaldo Manzotti, por exemplo, fundador da Obra Evangelizar É Preciso, “em cada local visitado, sob a direção do sacerdote, vivemos momentos de oração, reflexão e conexão com a história religiosa daquele lugar. Além de visitarmos o turismo geral, o mergulho na fé católica, na vida dos Santos, de Nossa Senhora e Jesus aumentam nossa conexão com Deus, fazendo essa viagem ser totalmente diferente das viagens de lazer”, explica Márcio.

Ele comenta que quem busca esse tipo de viagem costuma procurar renovação espiritual, agradecimento por uma graça recebida e conhecer novas pessoas que professam a mesma fé, por exemplo.

Padre Reginaldo Manzotti em viagem de peregrinação./Foto: reprodução Libermundo

Como acontece uma viagem de turismo religioso

Diferente de uma viagem de lazer, a peregrinação é uma viagem em grupo. O diretor da Libermundo explica que o atendimento da equipe inicia no Brasil. O grupo tem acompanhamento do guia a todo momento, inclusive para a necessidade de tradução, em caso de viagens internacionais. Em relação ao público que procura a empresa, 60% é de mulheres que viajam sozinhas, 30% casais e apenas 10% homens que viajam sozinhos.

“Nossa equipe conhece muito bem a história cristã de cada local visitado e isso é muito importante, pois a todo momento se conecta o destino”, esclarece o diretor.

Ele acrescenta que grande parte do grupo é idosa, por isso, o atendimento é mais pessoal e humanizado. O guia acompanhante profissional e credenciado pelo Ministério do Turismo é treinado pela empresa especializada no turismo religioso para auxiliar nos aeroportos, passeios, hotéis, entre outras necessidades do peregrino.

Destinos mais procurados para peregrinações

O Brasil tem diversos destinos para peregrinação e turismo religioso católico. No Paraná, por exemplo, há a Rota do Rosário, que conta com inúmeros santuários, igrejas e paróquias.

“Temos muitas relíquias de Santos e até do Monte Gargano, que fica na Itália. Temos tudo isso e muito mais aqui do nosso lado”, comenta o diretor da Libermundo.

Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que o Brasil movimenta 18 milhões de viagens incentivadas pela fé todos os anos, o que gera cerca de R$15 bilhões, com estímulo aos setores de hospedagem, alimentação e transporte.

Dicas de destinos:

  • Nacionais: Rota do Rosário, Santuários Mineiros, Santuário de Santa Irmã Dulce, Santuário Santa Paulina, Santuários de Frei Galvão e Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
  • Internacionais: Terra Santa, Egito, Jordânia, Santuários Marianos (em Portugal, França, Espanha, Itália, Polônia, Praga, México, Holanda, Bélgica, Alemanha) os caminhos de São Paulo na Grécia e na Turquia.

Padre Reginaldo Manzotti em viagem de peregrinação./Foto: Sérgio Murilo Almeida

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.