Esta é uma história de devoção e gratidão. Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil celebrada em 12 de outubro, é amada por fiéis de todo o país, que recorrem à Mãe para pedir socorro e agradecer pela Sua Proteção.
Sua imagem, encontrada nas águas do Rio Paraíba, tem muitas passagens importantes e uma delas é sobre a sua coroa, que tem uma ligação com a Princesa Isabel, quem doou o ornamento em agradecimento por sua primeira gravidez.
A história de Nossa Senhora Aparecida começa em outubro de 1717, quando três pescadores – Domingos Martins, João Alves e Filipe Pedroso – lançaram suas redes no Rio Paraíba, na província de São Paulo. Eles buscavam peixes para um banquete que seria oferecido ao Conde de Assumar, que visitava a região naquela época.
No entanto, o que eles encontraram foi muito mais do que peixes. Em vez disso, retiraram das águas uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, quebrada em duas partes. Após essa descoberta milagrosa, as pescarias subsequentes renderam peixes em abundância.
A notícia do milagre rapidamente se espalhou e a devoção a Nossa Senhora Aparecida cresceu dia a dia. Uma pequena capela foi construída para abrigar a imagem, que depois foi substituída por uma igreja maior para acomodar os inúmeros peregrinos que prestavam homenagem.
Um dos capítulos mais destacados da história da imagem de Nossa Senhora Aparecida está relacionado à Princesa Isabel, que recebeu uma graça pela intercessão da Virgem Maria: sua primeira gravidez bem-sucedida.
Em um ato de gratidão, a Princesa Isabel doou uma coroa de ouro com 40 pedras de diamante à imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1884. Foi um presente pessoal e um gesto de devoção sincera à Virgem Maria, que ela acreditava ter intercedido em seu favor.
A coroa presenteada pela Princesa Isabel permaneceu com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No entanto, em 2017, um capítulo foi adicionado à história. Uma nova coroa de ouro foi oferecida como presente dos devotos para celebrar os trezentos anos do encontro milagroso.
Feita especialmente para a ocasião, a Coroa Jubilar de Aparecida foi criada e confeccionada por uma joalheria de renome e simboliza a contínua devoção e amor que o povo brasileiro nutre pela Santa. É uma homenagem à história e à espiritualidade da nação. De acordo com um porta-voz da joalheria, as cores da bandeira do Brasil foram representadas pelo ouro (amarelo), pedras de esmeralda (verde), safiras (azul) e diamantes (branco).
Sua base é esmaltada em azul, o que remete ao manto da Mãe Santíssima e também aos rios. Quando aberta, transforma-se num recipiente onde é possível guardar algo especial. Nas comemorações de 2017, porções de terra de cada um dos estados brasileiros foram colocados e retirados alternadamente da base.
O novo adorno tem 300 gramas, o mesmo peso do anterior. Para representar a feminilidade, flores foram reproduzidas. Ao todo, 80 peças formam a coroa.
Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados…
Nossa Senhora Aparecida,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por Vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido
(diga agora sua intenção)
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos
e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude,
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos na eterna glória.
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.
Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós.
Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.
Amém.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.