Você conhece estas três maneiras de fazer o sinal da Cruz?

Você conhece estas três maneiras de fazer o sinal da Cruz?

O sinal da Cruz é um dos gestos mais importantes e significativos na vida de um fiel católico. O ato de fé, que muitos aprendem desde a infância, significa proteção e invocação da Santíssima Trindade. O Catecismo da Igreja Católica (CIC nº 1235) ensina que “o sinal da cruz no limiar da celebração assinala a marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua Cruz”.

Forte identificação dos cristãos, o sinal da Cruz marca momentos importantes e é uma forma de pedir proteção e expressar a fé em Deus. Tertuliano, um dos primeiros escritores cristãos, mencionou a prática em seu escrito De corona militis. Ao longo dos séculos, diversas formas de fazer o sinal da cruz surgiram e cada uma carrega um significado.

1. Com o polegar direito

Na Igreja primitiva, o sinal da Cruz era frequentemente feito com o polegar da mão direita, mais comumente na testa, mas também em outras partes do corpo. Essa forma ainda é vista em vários Sacramentos, como a unção dos enfermos e o rito de confirmação. A simplicidade desse gesto fala sobre a universalidade e a humildade da fé cristã.

 

2. Sobre a testa, a boca e o peito

Outra maneira tradicional é o sinal triplo, feito com o polegar na testa, na boca e no peito. Atualmente, é prescrito na Missa no início da leitura do Evangelho e reflete um desejo de que a Palavra de Deus ilumine a mente, purifique os lábios e habite no coração de quem a proclama e ouve.

 

3. Sinal típico da Cruz

A forma mais conhecida e comum é aquela em que a mão direita toca a testa, o peito, o ombro esquerdo e depois o ombro direito. Este gesto, frequentemente realizado antes de uma oração ou ao entrar na igreja, é um lembrete constante da presença de Deus e da proteção divina. É a forma de fazer o sinal da Cruz mais aprendida na infância.

Independentemente da forma escolhida, fazer o sinal da Cruz conecta os fiéis ao amor redentor de Cristo e à Sua proteção. O sinal do cristão é o sinal da Cruz.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.