Os livros poéticos e sapienciais da Bíblia são riquíssimos em beleza, harmonia e emoção. Eles transmitem a relação de amor entre Deus e seu povo, mas também expressam os nossos sentimentos mais sinceros para com o Senhor. Eles são chamados poéticos pois sua estrutura pode ser medida em versos, como o exemplo:
“O meu amor desceu ao seu jardim, aos canteiros perfumosos. Ele está alimentando as suas ovelhas no jardim e colhendo lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu. Ele leva as suas ovelhas para pastarem entre os lírios.” (Cântico dos Cânticos 6,2-3)
Além de serem utilizados como cantos de adoração e louvor, também foram muito úteis para transmitir a fé e ensinar a sabedoria que vem de Deus, e por isso também recebem o nome de sapienciais (sapiência significa sabedoria). Eles nos ensinam a lidar com todas as situações da vida, inclusive com a tristeza:
“Não deixe que a tristeza tome conta de você;
Não permita que as suas preocupações o deixem aflito.
Um coração contente é a vida da pessoa; a alegria faz aumentar os anos de vida.
Divirta-se e anime-se. Afaste a tristeza para longe, pois ela tem matado muita gente. A tristeza não traz nenhum proveito para ninguém.” (cf. Eclesiástico 30, 21-23)
Mas para quem está em um momento de grande sofrimento, nada melhor do que ler a história de Jó, o servo de Deus que passou por tormentos terríveis mas não perdeu a fé. É deste personagem que conhecemos o famoso versículo:
“Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou, louvado seja o seu nome!” (Jó 1,21-22)
E, claro, dentre os livros poéticos e de sabedoria, não se deve esquecer de recorrer ao livro dos Salmos. É o maior entre todos os livros da Bíblia, o qual é composto por 150 melodias (psalmoi) diversas em forma de oração, louvor, lamentação, súplica, ação de graças, etc. É pelos dos salmos que podemos expressar a dor do nosso coração ao Senhor:
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?” (Salmo 21(22),2)
Ou, ainda, quando queremos nos abandonar nas mãos de Deus, costumamos recitar o famoso versículo:
“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmo 23,1)
Para quem quiser conhecer melhor os livros poéticos e sapienciais, eles são: Provérbios, Jó, Salmos, Cânticos dos Cânticos, Eclesiástico (também conhecido por Sirácida ou Sirac), Eclesiastes, Sabedoria, Provérbios.
Mas, por mais que pareça contraditório, até mesmo o Apocalipse nos traz uma grande mensagem de esperança. Infelizmente o imaginário de muitos popularizou este precioso livro como um oráculo de desgraças e destruição, mas na verdade é justamente o contrário. A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas. O Senhor destruirá todo o mal e nos presenteará com um lar no paraíso. Todos nós ressuscitaremos! Essa é a nossa fé e a nossa esperança! Não haverá mais depressão, pois todos nós seremos felizes para sempre:
“O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro nem dor.” (cf. Apocalipse 21,1-8).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.