Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.
Por sua trajetória e missão de vida, é indiscutível que Maria é conhecida no mundo todo. Mas, podemos dizer que a mãe de Jesus, o Salvador, é conhecida da mesma forma, em cada canto da Terra?
Para a pergunta feita anteriormente, a resposta, certamente, é que não. E se voltarmos à questão central desse texto, indagando se conhecemos todos os títulos de Nossa Senhora, a resposta, novamente, também é negativa. Isso porque a mãe de Jesus possui mais de mil representações ou nomes pelo mundo.
No entanto, o que é preciso frisar e termos de forma clara em nossa caminhada de fé é que, segundo o catolicismo, todas elas dizem respeito à mesma pessoa: Maria de Nazaré.
Os diversos títulos de Maria são formas populares de honrá-la e de manifestar carinho. A diferença entre tantas denominações, títulos e representações que Ela carrega pelo mundo está na espécie do título em questão.
Podemos classificar os títulos de Nossa Senhora pelos seguintes motivos:
Além disso, na Bíblia, Maria também possui os títulos de Filha de Jerusalém, Filha de Sião, Mulher, Mãe e Virgem.
Embora a maioria dos títulos concedidos à Ela tenham sua origem na devoção popular, quatro deles são dogmas marianos e foram proclamados justamente para firmar as bases da nossa fé. São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.
Esses são conhecidos na Igreja como principais títulos marianos, por serem base da fé católica e da trajetória de Maria, envolvendo sua maternidade divina; a Virgindade Perpétua de Maria antes, durante e depois do parto; a concepção da Virgem Maria sem a mancha do pecado original; e a fé católica que Nossa Senhora, ao fim de sua vida na Terra, foi assumida, de corpo e alma, à glória do Reino dos Céus.
Dos mais de mil títulos ou representações ligados à Nossa Senhora, a Igreja Católica considera como formais menos de uma dezena deles, priorizando aqueles que se referem aos ensinamentos e dogmas da Igreja.
Outros títulos, das mais diversas naturezas possíveis, como já citado aqui, possuem menor ou nenhum estatuto canônico, mas integram e são parte importante da piedade popular. Eles manifestam como Maria se apresenta como Mãe na vida do povo, assumindo sua cultura e demonstrando em cada comunidade e a cada tempo, a expressão do amor de Deus, que cuida e cura as feridas de seus filhos.
Leia: O que você precisa saber para se consagrar a Nossa Senhora
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.