Ter sempre a razão não significa, verdadeiramente, que você sempre está certo. Em algumas situações, o que acontece é que as pessoas ao seu redor podem apenas querer evitar o conflito porque acreditam que você é uma pessoa orgulhosa.
Orgulho significa, de acordo com o dicionário, o sentimento de grande satisfação com o próprio valor ou honra. E, seguindo esse conceito, há várias possibilidades interpretativas. A primeira delas é o orgulho referente a uma conquista, uma capacidade, como ficar orgulhoso porque conseguiu vencer uma etapa da vida.
A segunda é mais complicada e, consequentemente, tem um viés negativo. O orgulho demais, em exagero, resulta na arrogância, soberba e até mesmo vaidade. Pessoas orgulhosas em excesso, dessa maneira, costumam ser aquelas que outras preferem manter distância ou até mesmo sentem medo. Será que as pessoas conseguem controlar seu orgulho?
Em artigo científico publicado em 2020, Daniel Cardozo Severo, psicólogo e psicanalista, explica que o ato de conhecer a si mesmo requer uma função de formar vínculos e arquitetar sentidos e significados para a própria existência. A partir disso, compreende-se, portanto, que a capacidade de formar essas relações depende muito do outro e da compreensão entre os indivíduos.
A explicação do pesquisador aponta para a compreensão da psicanálise para o orgulho em excesso como uma forma de postura de onipotência e onisciência de quem está na posição de orgulhosa. O resultado é a arrogância. Nas palavras do autor, a atitude de usar o conhecimento para não conhecer, afasta-se da verdade.
Por isso, o orgulho é considerado tão ruim para uma pessoa. Ele é ilusório e, ao mesmo tempo, um sentimento ruim, egocêntrico, que afasta pessoas dos relacionamentos e da verdade. O orgulho é, assim sendo, cego diante de tudo.
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós.
“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).
A mensagem em Provérbios demonstra que quando alguém se torna muito orgulhoso de si mesmo fica cego diante da humanidade e, por fim, se acha invencível. Mas ninguém assim o é.
Da mesma maneira que ser orgulhoso demais, provocando a soberba, transforma a conquista em um grande perigo, capaz de enfraquecer o espírito.
“‘Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares’. Mas você é um homem, e não um deus, embora se considere tão sábio quanto Deus” (Ezequiel 28, 2).
Em Mateus (23,12), encontramos a seguinte mensagem: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. A afirmação ajuda a refletir sobre a importância da humildade no combate ao orgulho, porque aquele que é humilde e vive em sua humildade, jamais utilizará da sua essência para ser exaltado.
Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso. Quanto mais orgulhosos somos, mais nos afastamos de Deus e das suas obras, porque Deus declarou que devemos praticar a justiça, o amor e a misericórdia, andando sempre e humildemente ao lado dos Seus desejos.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.