A família é o berço da fé. Por isso, realizar ações que aproximem toda a família da Igreja é tão importante. Nesse contexto surgiu a Catequese Familiar, que são encontros catequéticos voltados aos pais ou responsáveis dos catequizandos. Cada Paróquia organiza suas palestras, bate-papo e animação. Margarida de Fátima Faveri, coordenadora da Catequese do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), conta como essas atividades têm sido importante para a união familiar.
Os oito encontros anuais são guiados pelo material didático enviado pela Arquidiocese de Curitiba, que define os temas. Alguns deles são: conscientização e educação da fé e da vida; alegria do Senhor e a nossa força; caridade e temperança; partilha e ação de graças.
“O envolvimento das famílias tem crescido dia a dia. Já vemos pais que trazem os filhos à catequese e querem ficar nos encontros por quererem aprender, crescer na fé e no conhecimento sobre Deus”, explica Margarida, que comenta que tem existido um movimento de filhos levando os pais à Igreja e pedindo mais encontros e eventos para toda a família.
Aos domingos, o álbum litúrgico recomenda a atividade em casa em família. Os filhos sentam com os pais para leituras, reflexões e atividades após e, claro, também participam da celebração dominical.
O trabalho de conquista envolve a escolha de palestrantes, das músicas e toda a estrutura. “O mundo lá fora oferece muitas distrações. Precisamos atrair toda a família mostrando que aprender a Palavra de Deus, seus conhecimentos, que fazer o seu caminho é ainda mais interessante. É preciso ter apego e amor para aproximar as pessoas de Deus.
Como explica o Padre Reginaldo Manzotti, pais e mães são espelhos para os filhos e os mais jovens olharão os seus exemplos, por isso:
“os pais são os primeiros catequistas e responsáveis pela vida de fé de seus filhos”, reforça o Sacerdote.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.