Você moraria no braço do Cristo Redentor?

Você moraria no braço do Cristo Redentor?

Quando termina o horário de visitação do público no Cristo Redentor e os turistas e visitantes vão embora, há uma pessoa que fica para deixar tudo no lugar e pronto para o dia seguinte. É o momento em que o silêncio impera no morro do Corcovado e o argentino Pablo Anibal Romero Cardozo pode ir para casa que, aliás, fica no próprio monumento. Há dois anos, ele é zelador do principal ponto turístico do Rio de Janeiro.

Sua casa fica na parte interna da estátua, abaixo do braço esquerdo do Cristo, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo e que recebe entre 5 e 15 mil visitantes por dia, vindos de todas as partes do planeta.

Pablo, hoje aos 45 anos, conta que vem de uma família pobre. Chegou a passar necessidades quando criança, na Argentina, mas foi ajudado por instituições de caridade e pela Igreja do país vizinho, o que permitiu que estudasse e prosperasse. Foi nessa época que ele conheceu o Papa Francisco. Ou melhor, o então Bispo Jorge Bergoglio, argentino como Pablo, que comandava os projetos sociais que assistiam o atual zelador do Santuário do Cristo Redentor.

Reprodução redes sociais/https://www.instagram.com/pablitcha/

Pablo nasceu em Buenos Aires e está no Brasil há mais de 15 anos. Ele conta que teve a oportunidade de levar recentemente sua mãe para visitar a sua casa e o Cristo Redentor, é claro, e foi muito especial.

“Ela me disse que desde pequeno eu falava que um dia eu estaria aqui. E hoje eu moro nesse lugar. É uma coisa de outro mundo, acho que é um presente, um presente de Deus. É incrível”, declarou Pablo em entrevista para o Jornal Hoje, da Rede Globo, durante matéria sobre o Cristo.

Reprodução redes sociais: https://www.instagram.com/pablitcha/

Dia a dia vendo o Rio de Janeiro do alto

Apesar de acordar sempre debruçado para uma paisagem estonteante, diante da Baía de Guanabara vista do céu, o dia de Pablo é bastante movimentado, cheio de atividades.

Além de zelador do Cristo, ele integra a equipe de restauração do monumento. Atua, inclusive, na série de reformas realizadas na parte externa da estátua, trabalho que já está em curso há dois anos.

É responsável pela manutenção da iluminação do monumento e da capela, bem como do mecanismo das engrenagens das escadas rolantes e do sistema de para-raios. Também orienta os visitantes a não sentarem nas muretas, e ainda atua como guia turístico informal ao passar informações sobre a história do Cristo Redentor.

Pablo conhece detalhes de um dos monumentos cristãos mais famosos do mundo. Durante a entrevista ao Jornal Hoje, ele contou que o monumento é coberto com pedras-sabão em forma de pequenos triângulos e que cada uma delas traz o nome de uma pessoa que doou para a realização da exuberante construção.

Sobre o Cristo Redentor

O Cristo Redentor está situado no topo do Corcovado, a 713 metros de altura do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca. O monumento foi inaugurado em 1932 e levou cinco anos para ser construído.

Lá de cima, os visitantes têm vista privilegiada para diferentes partes da cidade, como a Baía de Guanabara, a ponte Rio-Niterói, o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana, a lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, a floresta da Tijuca e o Maracanã.

O monumento é administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Foi o Círculo Católico que conseguiu as doações necessárias para viabilizar o projeto. A estátua foi construída na França no início do século XX.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sergio Leone
    Uma história meio maluca e quase incrível. Difícil de acreditar que alguém more aí.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.