Você quer perdoar, mas não sabe como? Temos duas dicas valiosas

Você quer perdoar, mas não sabe como? Temos duas dicas valiosas

Por Tatyana Casarino

O perdão é uma das maiores ordens de Jesus Cristo sobre nós. Na Bíblia (Mateus 18,21-22), vemos que Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” E Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete”.

Diante da importância do perdão na vida do cristão, confira duas dicas para aprender a perdoar:

1) Enxergar as ofensas como provações que nos aproximam de Deus

Tudo é uma questão de olhar. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso (Mateus 6,22-23)”.

Para aprender a perdoar, você deve aprender, primeiramente, a ter um novo olhar sobre as ofensas. Se você olhar as ofensas como injustiças, humilhações e incompreensões, sentirá revolta e mágoa diante delas. Contudo, o cristão é convidado a ter um olhar mais amplo e espiritual sobre os acontecimentos ruins da vida.

Ao invés de olhar para as ofensas do ponto de vista do seu ego ferido, enxergue-as do ponto de vista de Jesus Cristo. Ele passou pela cruz sem qualquer mágoa diante das ofensas recebidas. Apesar de tudo, Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo (Lucas 23,24)”.

Sendo assim, enxergue as ofensas como provações que aproximam a nossa vida da de Jesus Cristo. Coloque a sua dor na cruz d’Ele, e você verá que a mágoa será transformada em perdão e fé. Muitas vezes, passamos pela experiência de ser ofendido injustamente para renovar a nossa fé e a nossa bondade.

Injustiças podem ser provações para a nossa fé e bondade, porque tendem a provocar mágoas e revoltas em nós. É fácil ser bom e ter fé quando o caminho está livre de contrariedades. Provamos o nosso verdadeiro caráter cristão diante das ofensas e contrariedades.

É preciso persistir no bem mesmo com as contrariedades e perdoar todo aquele que quiser deixar um espinho em nosso caminho. Lembre-se que, mesmo com uma coroa de espinhos, Jesus derramou Seu amor por nós.

Lembrar-se que o perdão é uma ordem de Jesus Cristo ajuda o nosso coração a amar melhor o próximo, porque o perdão é o ápice do amor. O amor a Deus nos ajuda a amar o próximo e nos leva a perdoá-los, porque devemos perdoar os nossos irmãos se realmente amamos Jesus Cristo e seguimos as ordens d’Ele.

2) Compreender a dor do outro por trás da ofensa

O bom cristão deve compreender a dor do outro por trás da ofensa e por trás da dor que ele causou em nós. Quem fere o outro, primeiramente, está ferido. Quem tem olhos profundos vê a ferida do outro ao invés de ficar ofendido com ele.

É tão nobre e belo retribuir quem nos ofende com uma palavra gentil, lúcida e iluminada. Muitas pessoas acabam revidando com outra ofensa a fim de desconcertar o outro. Mas, revidar pecado com outro pecado não é atitude cristã. O verdadeiro cristão dá o seu amor e a sua lucidez para quem está turbulento e ofensivo.

Se você quer realmente “desconcertar” o outro, a melhor forma é retribuir a ofensa dele com lucidez. Você verá como a pessoa ficará surpresa e até envergonhada diante da sua lucidez e paz de espírito, porque provavelmente ela ofendeu você em um momento de turbulência e falta de lucidez. O amor é lúcido e desconcerta o outro positivamente.

Você surpreende o outro com atitudes de amor. Podemos até mesmo evangelizar por meio do perdão. Pregar sobre Cristo com palavras é fácil. O difícil é pregar sobre Cristo com atitudes. No dia a dia, passaremos por contrariedades mesmo com amigos e pessoas queridas. Nas horas difíceis, devemos aplicar ainda mais os princípios da nossa fé cristã.

Ao invés de devolver a nossa dor emocional para o outro com impulso de raiva e vingança, devemos entregar a nossa dor para Deus em um ato de fé e agir da maneira mais justa e amorosa com as pessoas. Na vida de um cristão, o perdão é preceito fundamental. O nosso coração não deve ser um lugar de mágoas, mas de fé, esperança e amor.

Tatyana Casarino

Advogada, especialista em Direito Constitucional, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), escritora e poetisa.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.