Por Veridiano Andrade
O mundo tem mudado de forma mais acentuada desde março de 2020.
Coincidência ou não, eu dei uma importante guinada na minha vida exatamente quando iniciou aqui no Brasil o isolamento social, trabalho remoto em massa etc.
A minha decisão havia sido tomada há muito tempo, graças ao planejamento que construí e segui com base em meu propósito de vida. Lógico que algumas coisas que eu gostaria de fazer tiveram que ser adiadas, mas ainda estão na minha lista de desejos a serem realizados.
Quando se planeja, as mudanças externas provocam impactos menores em nossas vidas e é sobre isto que quero falar com vocês nos tópicos a seguir.
Quero falar da importância de sabermos de forma genuína qual é o nosso propósito e como ele pode nos ajudar a construir nosso futuro e viver de forma plena o presente.
No meu exemplo, após colocar a minha decisão em prática de que não queria mais trabalhar dentro de uma única organização, iniciei a minha nova jornada como mentor de pessoas que desejam promover mudanças significativas em suas vidas e, como consequência, nas vidas de outras pessoas de seu convívio.
Resolvi aprimorar meus conhecimentos, me conectar com pessoas que compartilham de valores similares aos meus e que têm como propósito ajudar pessoas e empresas a transformar o mundo, por meio das pessoas, em um lugar melhor.
Falo, assim, da importância de descobrir o pilar principal do propósito, o que você ama fazer, que te faz levantar todos os dias da cama e viver com prazer.
Quando descobrimos o que nos faz levantar todos os dias e viver de forma plena e espontânea; o que nos é prazeroso e que sentimos que realizamos bem, sendo ainda reconhecido por outras pessoas; a atividade na qual não nos cansamos de buscar ampliar o nosso conhecimento e sobre a qual adoramos compartilhar, descobrimos a nossa paixão.
Este segundo pilar para a construção do seu propósito é o que lhe fará olhar para trás, sempre que tiver vontade de desistir, e se lembrar porque você começou nesta direção.
Paixão é o que você faz bem, aquilo pelo que é reconhecido e que, mesmo assim, tem sede de compartilhar. É aquilo que está alinhado aos seus valores! Reflita sobre isto na jornada da construção do seu propósito, pois é a paixão que lhe move, para iniciar e reiniciar.
Dentre os meus aprendizados nesta nova etapa da minha vida, um tem me marcado bastante: só conseguimos dar o que temos. De nada vale termos ou fazermos algo que realmente é importante para nós se não podemos compartilhar e ajudar alguém, seja diretamente ou por meio das empresas, organizações etc.
Se amamos fazer algo e o fazemos com prazer, nos dedicando a ampliar o nosso conhecimento através de estudos, leituras e trocas, não podemos esquecer que a melhor forma de alargar o conhecimento é por meio do compartilhamento.
Se isso ainda vai ajudar outras pessoas, de forma direta ou indireta, a construir um mundo melhor, então você acaba de descobrir a sua missão.
Missão é o terceiro pilar sobre o qual você deve refletir para formar o seu propósito. Não guarde consigo o que você ama e sabe fazer; coloque-o “a serviço” de fazer o mundo melhor. Não precisa ser o Universo todo, mas o mundo que está ao seu alcance.
Reflita sobre o que você tem feito como missão de vida, para ajudar o mundo ao seu redor.
Muitas vezes ouço que ser feliz é fazer somente o que amamos, mas isto não existe e é uma tremenda enganação.
Eu estabeleci uma regra de ouro: se eu estiver fazendo 70% do que gosto de fazer, alinhado aos meus Valores e Propósito, e 30% do que realmente tenho que fazer, sentirei que estou vivendo em plenitude e produzindo ao máximo.
Para mim, viver conforme o meu propósito é fazer o que amo e da forma mais natural possível, ajudando de alguma forma a tornar o mundo ao meu alcance melhor, por meio de pessoas, e ainda poder me sustentar e garantir o meu bem-estar, sendo remunerado pelo trabalho que exerço. Viver o meu propósito, este é o meu significado.
Essa é a quarta reflexão para fecharmos o que é de fato viver o seu propósito. Como tudo na vida, viver é simples, mas isto não quer dizer que é fácil.
Então fica o desafio: siga esses passos e, assim, construa o seu propósito, vivendo-o da forma mais plena possível.
Depois que consegui entender a importância de definir e viver conforme meus valores e propósito, encontrei muito mais significado em minha vida.
Viver de forma significativa e equilibrada com seus valores e propósito gera muitos dividendos pessoais e materiais, pois quando estamos conectados temos mais energia, disposição, criatividade, relações mais saudáveis e uma vida mais plena.
Meu convite é para que você encontre seu propósito, se conecte aos seus valores e colha muitos dividendos na sua jornada de uma vida evolutiva.
O que não te desafia não te faz mudar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.