Você sabe o que é direção espiritual?

Você sabe o que é direção espiritual?

“Você deseja se confessar ou receber direção espiritual?”

Algumas pessoas já devem ter ouvido essa pergunta ao procurar um Padre para conversar. A direção espiritual é uma prática antiga e necessária na história da Igreja e de valor ressaltado por muitos santos. Talvez você não saiba, mas além da confissão, você pode e deve marcar um horário com um sacerdote ou com alguém designado pela Igreja, como religiosos e leigos capacitados, para buscar conselhos para sua vida.

No livro de Tobias 4,18 já dizia o seguinte:

“Busca o conselho de toda pessoa sensata, e não desprezes nenhum conselho salutar”.

Em Atos dos Apóstolos, no capítulo 9, Jesus orienta São Paulo a esperar a direção que Ananias lhe daria quando entrasse em Damasco, e no capítulo seguinte mostra como o Anjo de Deus orientou Cornélio a buscar os ensinamentos do Apóstolo São Pedro. Além desses, há muitos outros exemplos bíblicos que ilustram a importância de se buscar alguém mais maduro na fé para lhe orientar sobre quais caminhos percorrer para se aproximar de Deus.

Quem escuta os enviados de Jesus escuta o próprio Jesus (cf. Lucas 10,16). Eles são embaixadores e instrumentos de Deus para cada um de nós (cf. 2 Cor 5,20). Por isso é falha e contrária ao Evangelho a mentalidade de que não é necessário a ajuda de sacerdotes e dos irmãos da Igreja para se viver bem. Pelo contrário, distantes uns dos outros corre-se o risco de se perder em ideias próprias e no orgulho.

De forma resumida, pode-se dizer então que a direção espiritual, como o nome diz, é a direção que você recebe para sua alma se relacionar melhor com Deus e, consequentemente, se salvar. Ela é necessária na maior parte dos momentos de sua história e é um grande presente de Deus para você, pois ela lhe livra da autossuficiência e dos enganos próprios.

ONDE BUSCAR A DIREÇÃO ESPIRITUAL?

O primeiro passo para buscar a direção espiritual é procurar um sacerdote de confiança. Por causa da sua missão própria de pastorear as ovelhas e conduzir o povo de Deus, a providência divina fala por meio deles em muitas situações, mesmo que sejam pessoas, com todas as suas virtudes e defeitos, como todos nós somos. Aliás, fora os diálogos com o próprio Jesus, a Virgem Maria e os anjos, Deus sempre falou por meio de homens pecadores e limitados para demonstrar seu poder e sabedoria.

Para algumas realidades onde há ausência de sacerdotes, é possível recorrer a outras pessoas que sejam mestres de oração e tenham vivência das virtudes, como é o exemplo de muitos líderes de grupo de oração, de pastorais ou até mesmo do Ministério de Oração e Aconselhamento. Algumas comunidades de leigos consagrados, por exemplo, oferecem serviços de escuta e direção espiritual em seus grupos e eventos de evangelização. São pessoas que, como nós, têm desafios e enfrentam as dificuldades da vida, mas são sustentadas por Deus para serem sinais de Sua graça em meio ao povo.

Se ainda tiver dúvida, peça em sua Diocese indicações de bons diretores espirituais, e mais do que isso, peça que Deus coloque alguém em sua vida.

COMO FAZER A DIREÇÃO ESPIRITUAL?

Como indicado no início do texto, a direção espiritual é um diálogo com alguém mais experiente na fé. E como todo diálogo, as duas partes escutam e falam. Aqui entra o desafio: escutar e falar com humildade. Uma grande tendência humana é a de querer disfarçar o nosso orgulho dizendo para nós mesmos que a outra pessoa não consegue entender nossos sentimentos. Esse fato é tão verdade que muitas pessoas começam a fazer um acompanhamento espiritual, mas em pouco tempo abandonam ou mudam de diretor cada vez que escutam algo que não gostariam.

Isso também acontece porque existem questionamentos que não queremos nos fazer ou que não conseguimos acreditar que de fato precisamos tomar algumas iniciativas. Poderíamos citar muitos exemplos disso, como pessoas que não querem abandonar relacionamentos indevidos, que não conseguem aceitar e refletir quando questionados sobre determinados vícios de comportamento, que não se esforçam e acham que o que já fizeram foi o suficiente ou, além da conta, que têm medo de tomar decisões e optam por transferir responsabilidades.

É de grande importância entender que a direção espiritual oferece caminhos, não soluções mágicas e adivinhações do futuro, e isso causa decepções em pessoas pouco instruídas sobre o que ela de fato é. Também não se deve buscar nela alguém só para ter pena de você, pois Deus não trata ninguém como “um coitadinho” digno de dó, pelo contrário, Deus nos escuta mas quer nos fazer homens e mulheres maduros e plenos na vivência das virtudes.

E um dos grandes objetivos da direção é justamente fazer perceber que ninguém vai viver a sua vida no seu lugar, muito menos tomar as decisões que você mesmo precisa fazer, mas em Deus perceber que caminhos se pode trilhar para crescer na santidade. 

Em resumo, fazer direção espiritual é dialogar para crescer na maturidade e nas virtudes que nos fazem mais santos a cada dia. Se não for em vista da santidade, não há sentido nenhum buscar esse tipo de aconselhamento.

DICAS PARA UMA BOA DIREÇÃO ESPIRITUAL

  • Agende a hora

Como sugerido no começo, para uma boa direção é necessário marcar um horário para que ela não aconteça de forma corrida ou desleixada. Da mesma maneira, também se deve cuidar para que ao expor a sua vida ao diretor espiritual, faça da melhor forma possível sem que tome muito tempo. Uma sugestão é que escreva antes o que gostaria de falar e perguntar, assim poderá ter um mapa mental para ter mais objetividade na conversa.

  • Anote sempre

Muitos não sabem como expressar os sentimentos nem as dúvidas da alma. Mais uma vez é importante anotar o que se consegue perceber dentro de si, facilitando um pouco mais o próprio entendimento para poder transmiti-lo.

  • Agende a confissão

Caso seu diretor espiritual seja um padre e não tenha a disponibilidade de te confessar naquele momento, aproveite para agendar sua confissão para o quanto antes possível.

  • Não substitua

Pessoas que passam por episódios depressivos, ou que tenham algum transtorno, não devem, de maneira nenhuma, trocar o atendimento médico e psicológico pela direção espiritual. Pelo contrário, ela deve ser um grande auxílio para se levar o tratamento a sério. Também não se deve abandonar nenhuma medicação por conta própria

  • Anote de novo

A cada direção espiritual sempre surgem novas ideias e reflexões que nos marcam ou que saltam aos nossos olhos. É o caso de alguns versículos bíblicos ou frases que escutamos e que parecem nos tocar. Elas devem ser anotadas e meditadas, pois talvez Deus esteja falando a partir disso para o seu coração para lhe abrir a novas verdades.

  • Evite o imediatismo

Um grande erro é pensar que a direção espiritual vai resolver os problemas de maneira imediata, como se fosse um comprimido para alívio instantâneo da dor. Esse tipo de engano leva muitas pessoas até mesmo a buscar soluções em muitos lugares, pulando de galho em galho, tentando satisfazer o próprio imediatismo. A direção espiritual, no entanto, propõe caminhos para se aprender a fazer as coisas aos poucos, até mesmo por meio dos erros de cada dia, porém sempre firmando o coração em Deus e fortalecendo a fé.

  • Faça disso um hábito

Mais do que um momento esporádico, buscar direção espiritual e anotar seus frutos deve se tornar um hábito. Além dos religiosos, é importante aprender a cultivar amizades com pessoas sábias, generosas e que sirvam a Deus, sem esperar perfeição, mas tentando se unir a elas para que juntos ingressemos no caminho para o céu.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida Alves Ramos
    Muito interessante, eu sempre quis saber mais a respeito desse assunto e tantos outros relacionado a fé católica.
  • Neusa Pereira
    Gostei muito! Vou ter hoje a minha primeira direção e vim buscar informações sobre. Abriu a minha mente. Obrigada pelo conteúdo. Deus abençoe! 🙏🏻
  • Bolivar Silva Alencar
    Gostei muito bem explicado, fico grato pelo conteúdo, obrigado.
  • Antonia Francisca
    Ótimo, na verdade não sabia o que era direção Espiritual eu vim buscar um pouco de conhecimento. Sentia um chamado pra fazer até que resolvi escrever e hoje irei fazer, Deus me abençoe mais ainda nessa nova vida que eu quero seguir
  • Iracema Terezinha Gomes Souza
    Gostei muito.
  • Ana Aparecida
    Esse artigo me ajudou muito, pois faço direção Espiritual com o meu pároco.
  • Maria Rodrigues Silva
    Era tudo que eu precisava saber sobre direção espiritual,maravilhoso tudo muito bem explicado!obrigada!
  • Ceci Mattos
    Salve Maria! Quanto mais conheço a Igreja de Cristo, mais me encanto e mais amo. Obrogada Senhor Jesus por tão LINDA IGREJA!
  • Alda Rodrigues
    Estava precisando ouvir esse conselho,obrigado
  • Maria
    Maravilhoso!
  • Vilmara Maria de Oliveira
    Estava precisando ouvir este conselho,obrigado
  • Vilmara Maria de Oliveira
    Estava precisando ouvir este conselho,obrigado
  • Vilmara Maria de Oliveira
    Estava precisando ouvir este conselho,obrigado
  • Marcia Padilhs
    Obrigada. De maneira bem objetva essa explicação acendeu uma luz rm mh mente.
  • Edna Maria Gambaro Lazarini
    Muito bom. Me ajudou. Tenho uma consulta para uma orientação espiritual, e me preocupei para não atropelar o tempo. Quero fazer com humildade mas também de que eu possa expor de tudo que esta me prejudicando a intimidade com Deus. Obrigada pela ajuda
  • Ótimo
  • Osmarino Pereira de Souza
    Uma maravilha o texto que lindo.
  • Patrícia Moreira da Costa
    É MARAVILHOSO ESTE CONTEÚDO. MUITO OBRIGADA! SÃO PALAVRAS ESPIRADORAS. . .
  • Rosemary Bortoleti
    Me ajudou muito a entender o que siginifica direção espiritual obg
  • Elzi Vieira de souza
    Pra mim foi muito bom .Mim ajudou bastante a entender o que é uma direção espiritual.
  • Irismar de lemos ripardo silva
    Achei fundamental para esclarecer a dúvida que tinha,agradeço imensamente a ajuda.
  • Maria
    Achei bacana tirei minhas dúvidas. Gostaria de aprender evangelizar e aprender mais. Obrigado! Fantástico 👏👏
  • Sueli Gomes
    Tirou algumas dúvidas que eu tinha Ja marquei o dia com o padre
  • Gizelda Lourenço de Oliveira
    Eu creio que o conteúdo que esta orientado o que direção espiritual. É uma das formas mais eficaz para buscar ajuda que nessecitamo. Para enter que a ajuda de um profissional nos direcionam um esclarecimento da realidade que queremos viver. Obrigada pelas instituições 🙏
  • Jose valdecir machado
    Útil aprender muito
  • Atilio
    Vou hoje ,minha primeira reunião, sei que é um começo,vou me dedicar ! Dios Mediante saldrá bien . Obrigado
  • Julineide
    Clareou bastante as minhas dúvidas, e vou procurar fazer uma direção espiritual
  • Danielle Silva
    Ótimo e oportuno pois tinha dúvidas e certo receio sobre o assunto... Mas trouxe clareza e confirmou o que preciso.
  • Ana Flávia
    Preparando para uma direção espiritual. Obrigada pelas informações, estas me foram esclarecedoras e norteadoras.
  • Odila Bortoluzzi
    Eu sabia o que é direção espiritual, porém , achei interessante que a direção espiritual não deve ser no mesmo momento da confissão. Outro aspecto , achava que era só para buscar orientações com problemas espirituais já existentes. Vi que é um caminho que nos é dado para o trilhar com mais segurança .
  • Alda Ruiz
    Muito bom. Muito bem explicado. Parabéns. Obrigada
  • Maria Helena
    Me ajudou muito, me esclareceu sobre a dúvida que tinha sobre o que é direção espiritual. Obrigado!
  • Ana graziele
    Achei mto bem explicado!
  • Luis Cergio Jeronimo
    Me foi muito útil. Muito obrigado!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.