No mundo acelerado da tecnologia, palavras como “hackathon” estão cada vez mais presentes no vocabulário de entusiastas, estudantes e profissionais. Mas, afinal, você sabe o que é? Pra começar, o termo está inserido em um universo de desafios tecnológicos.
Um hackathon é um evento ou encontro de imersão repleto de criatividade: mentes brilhantes se reúnem para resolver problemas complexos usando programação, design e inovação.
“Hackathon” combina “hack” (que, neste contexto, significa programar de forma criativa) e “marathon” (maratona) e é exatamente isso que acontece: uma maratona de programação na qual equipes têm um tempo limitado para criar soluções inovadoras para desafios propostos.
Para quem participa de um encontro onde se respira tecnologia, há benefícios como: aprendizado com inovação aberta; oportunidade para desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe; superação de desafios; conhecer e se relacionar com profissionais e empresas da área (networking); e aproximação com o mercado.
Agora que você entende o que é um hackathon, pode se interessar pela Campus Party Amazônia, que acontecerá de 11 a 15 de outubro, em Manaus (AM). Esse evento vai além da definição tradicional de hackathon: é um grande encontro de mentes inquietas e empolgadas com as possibilidades da tecnologia para os mais diversos usos.
Um dos destaques da CPAmazônia será o hackathon com o tema “Como auxiliar o produtor rural da Amazônia Legal a implementar as práticas do ABC+, baseado em normativos e materiais disponíveis, ajudando-o a demonstrar como está mitigando a mudança climática e diminuindo a emissão de carbono em sua atividade agropecuária?”
O desafio é uma iniciativa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o objetivo de impulsionar soluções tecnológicas que facilitem a implementação do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+).
Na Campus Party Amazônia, essa maratona de inovação vai ter codificação intensiva e colaboração entre pessoas que vivem esse universo, em busca de contribuir com a forma como os produtores rurais da Amazônia Legal abordam as questões críticas de mudança climática e sustentabilidade.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.