Você sabe o que significa se configurar a Cristo?

Você sabe o que significa se configurar a Cristo?

 

Em 2010, o Papa Bento XVI disse que os católicos deveriam aprender que a vida cotidiana é o caminho de purificação para configurar-se com Cristo, amar com o mesmo amor que o levou a se entregar na Cruz por todos nós. E o que seria essa configuração a Cristo?

Para começar a entender, é necessário compreender o significado da palavra configuração. No dicionário configurar é representar, adquirir características, afeiçoar, parecer. Dessa forma, é possível entender melhor a frase substituindo o configurar-se por qualquer um de seu sinônimo apresentado. 

Não ficou muito claro ainda? Outro caminho para a compreensão do sentido da palavra está no seu antônimo. Quando algo está desconfigurado, significa que está desgastado, já não mais aparente ao que tem como essência, correto. Sendo assim, uma casa desconfigurada é um ambiente sem parecer uma casa, longe de compreender que aquilo representa um lar. 

Já quando ela está configurada é o mesmo que dizer que ela está em harmonia, em plenas condições de uso e de representação do lar. 

 

Como configurar-se a Cristo?

Se a configuração é parecer, afeiçoar e adquirir características, a configuração a Cristo é exatamente isso. Quando opta-se por configurar-se com Ele, estamos permanecendo fiéis aos seus ensinamentos e missão. Mais do que isso, a configuração a Cristo é um pressuposto para a renovação da fé e da própria existência. 

Embora pareça algo simples e, ao mesmo tempo, grande, configurar-se a Cristo acontece no cotidiano, assim como o Papa Bento XVI afirmou. São nas atitudes diárias que os indivíduos vão se aperfeiçoando à Ele, ao seu estilo de vida e servindo Seus propósitos. 

Santos também auxiliam a entender e praticar a configuração a Cristo. Eles são, portanto, exemplos a serem seguidos em busca da humildade e da sabedoria de Deus com Seus filhos.

O que Jesus nos demonstra, na realidade, é que mesmo diante de muitos desafios, Ele é a luz e a vida e se a pessoa está ao seu lado, consegue enfrentar todas as dificuldades e injustiças. Mesmo que elas desfigurem o físico, Ele manterá sadia a fé, alegria, esperança e o bem. 

 

É preciso agir de forma fiel

A configuração em Cristo vai além do próprio reflexo que se vê no espelho. Dessa forma, ao dizer sim para o compromisso, a vida estará sempre a disposição do outro. As perguntas, conforme explicou no mesmo discurso o Papa Bento XVI, deixam de ser apenas sobre si mesmo. Ao contrário, elas caminham em direção ao outro para que ambos alcancem a luz. 

“É de se evidenciar como uma pessoa simples e sincera, de modo gradual, percorre um caminho de fé: em um primeiro momento encontra Jesus como um ‘homem’ entre os outros, depois considera-o um ‘profeta’, e enfim os seus olhos se abrem e proclama-O ‘Senhor’. E nós, qual atitude assumimos frente a Jesus? Também nós, por causa do pecado de Adão, nascemos ‘cegos’, mas, na fonte batismal, fomos iluminados pela graça de Cristo”, disse Bento.

 

A configuração a Cristo é a base para renovação

 

Querer viver uma vida unida a Cristo significa estar configurado a Ele. Aceitar os compromissos da Igreja e renunciar tudo aquilo que vai contra o que Ele nos ensinou. O objetivo é em comunidade, não na barganha. Ou seja, não posso fazer o bem para ganhar o céu, mas sim porque é o caminho que Jesus nos ensinou.

O carisma da renovação é pensar no melhor que se pode fazer para que tenhamos mais de Jesus Cristo. Não importa quanto do resto se tem, e sim ter Jesus como fonte inesgotável de amor e fé. Jesus é a verdade e nos consagrou para sempre a Deus ao se sacrificar por seus irmãos. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Andreia Gonçalves
    Muito bom

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.