Segundo a tradição cristã, a Bíblia Sagrada começou a ser escrita há mais de 3.500 anos e foi organizada na forma de capítulos e versículos por volta do século 16, quando seu compilado de escritos foi oficializado. Traduzida em vários idiomas, existem versões distintas das Escrituras ao redor do mundo.
A Bíblia é a base para os três principais ramos do Cristianismo: o catolicismo, o protestantismo e o ortodoxismo.
Cada um deles adota livros diferentes como oficiais, o que gera alguns pontos de divergência, inclusive com relação ao tamanho do livro sagrado. A Bíblia católica, por exemplo, é formada por 73 livros.
Porém, é consenso entre historiadores e teólogos que o menor livro da Bíblia é a Segunda Carta de João, no Novo Testamento, com apenas treze versículos. Para se ter uma ideia, em termos de comparação, o livro de Salmos, também no Antigo Testamento, tem cento e cinquenta capítulos.
A também denominada Segunda Epístola de João possui apenas 276 palavras em 13 versículos. Mas vale ressaltar que algumas versões das Escrituras possuem particularidades distintas, de acordo com a sua tradução, o que influencia na contagem do número de palavras.
Houve um tempo em que uma heresia vinha sendo pregada, que negava a encarnação de Jesus Cristo em um corpo físico, como se Cristo não tivesse vindo ao mundo. Para alertar os fiéis sobre a falsa afirmação, o apóstolo João escreveu a segunda das três cartas atribuídas a ele.
João escreveu o livro quando já era idoso e, além de alertar o povo de Deus sobre o absurdo difundido, a Segunda Epístola também é um estímulo ao amor e à receptividade entre os cristãos.
Algumas particularidades ainda geram divergências e dúvidas sobre se a Segunda Carta de João é realmente o menor livro da Bíblia. Isso porque a Terceira Epístola foi escrita antes da segunda, por mais estranho que pareça à nossa compreensão, e é menor do que a anterior – o que acaba gerando alguma confusão entre os leigos.
A Terceira Carta de João possui menos palavras, uma média de 264; enquanto que a Segunda Carta tem 276 palavras. A diferença, porém, está na quantidade versículos, que é o fator usado para definir o tamanho dos livros bíblicos.
Portanto, a Segunda Epístola é considerada menor por ter 13 versículos enquanto que a Terceira Epístola possui 15.
Epístola é cada uma das cartas ou lições dos apóstolos dirigidas às primeiras comunidades cristãs e inseridas no Novo Testamento. O nome também corresponde historicamente ao que chamamos de carta e era chamada assim justamente por usar como suporte o papel, “charta”, no lugar do pergaminho de costume.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.