É o que lembra a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, existe a campanha “Azul Vermelho”, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Nacional (SBACV) que, em parceria com as regionais, tem o intuito de chamar atenção da população sobre a importância da saúde vascular. As cores escolhidas para identificar a campanha representam as veias (azul) e as artérias (vermelho).
Doenças como: Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Periférica (DAP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Pé Diabético, Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) e Varizes dos membros inferiores são algumas das enfermidades vasculares e que o público precisa ter consciência que é possível prevenir, diagnosticar e tratar. O bom funcionamento do sistema vascular é essencial para a manutenção da vida e do bem-estar.
Os médicos angiologistas e cirurgiões vasculares são os responsáveis por identificar e tratar o sistema vascular e asseguram que manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras colabora com o bom funcionamento do organismo, e alertam para os excessos da alimentação rica em gordura “esse tipo de alimentação contribui para o aumento do colesterol ruim, por exemplo, esse, com o tempo, traz riscos à saúde dos vasos sanguíneos, o que pode levar a uma aterosclerose, que é uma inflamação, com formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, dentre outras localidades, como cérebro, membro inferiores, podendo ser de maneira difusa ou localizada, e ocasionar, algumas enfermidades, como infarto e AVC”, explica Márcio Villar, presidente da SBACV-RN.
Fugir do sedentarismo e manter uma prática regular de exercícios físicos auxilia na prevenção dessas doenças. “Evitar ficar na mesma posição durante muito tempo, para não sobrecarregar a circulação dos membros inferiores também é uma das orientações que costumamos dar ao paciente”, explica dr. Márcio, e acrescenta “passar muitas horas sentado ou em pé pode sobrecarregar a circulação sanguínea e dificultar a passagem do oxigênio aos membros”. O ideal é fazer pequenas caminhadas ou alongamentos, como o ‘bombeamento’ das panturrilhas, em intervalos de, pelo menos, 30min.
Medidas preventivas como: parar de fumar, reduzir estresse, adotar uma dieta equilibrada com menos gordura, sal e açúcar, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente são algumas das principais precauções.
Como segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, é fundamental procurar o médico angiologista ou cirurgião vascular para realizar check-up vascular é indicado para prevenir, diagnosticar e tratar.
Identificar fatores de riscos para doenças que incluem o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, hipertensão, as amputações e os aneurismas – que consistem em dilatações localizadas das artérias de qualquer parte do corpo –, é de grande valia para promover saúde e prevenir agravantes ou fatalidades.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.