Você sabia que as Santas Chagas de Jesus fazem parte da bandeira de Portugal?

Você sabia que as Santas Chagas de Jesus fazem parte da bandeira de Portugal?

A devoção a Jesus das Santas Chagas contempla a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Esse significado profundo está estampado na bandeira de Portugal, que celebra em 7 de fevereiro as Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os pequenos escudos azuis, com seus besantes (moedas) brancos, formam a imagem.

Foi São Bernardo de Claraval, primo de Dom Afonso Henriques, quem levou a devoção ao país no século XII. Ele teria observado as chagas antes da Batalha de Ourique. Após diversas mudanças e atualizações, a versão atual da bandeira portuguesa, adotada em 1911, marca oficialmente a transição para a república. Conta a história do país, entre batalhas, conquistas e a determinação do seu povo.

Símbolos e significados da bandeira de Portugal

  • Cores: representam a transição da monarquia para a república em 1911. Verde simboliza a esperança e a revolução republicana. Vermelho representa o sacrifício daqueles que defenderam Portugal ao longo da história. Branco, dourado e azul compõem a bandeira, com destaque na esfera armilar e no escudo.
  • Esfera armilar: instrumento astronômico que destaca as grandes navegações na história portuguesa. Posicionada entre as cores verde e vermelha, simboliza a importância das navegações.
  • Castelos em dourado: representam sete castelos em Algarve, região onde ocorreu a retomada de áreas dos mouros. 
  • Escudo: é uma arma de defesa medieval, composto por cinco escudos menores azuis, cercados por uma borda vermelha, decorada ainda com sete castelos.
  • Escudo com quinas: dentro do escudo, estão presentes as quinas, que se parecem com escudos menores, em azul. Representam os cinco reis mouros derrotados por Dom Afonso Henriques, rei de Portugal na época da reconquista do território.
  • Besantes: os pequenos círculos brancos no interior das quinas simbolizam as Chagas de Cristo. 
  • Legislação e significado oficial: bandeira representa soberania, independência, unidade e integridade de Portugal.

Devoção a Jesus das Santas Chagas

A devoção a Jesus das Santas Chagas é muito antiga e tradicional da Igreja. Ela nasceu na Santa Cruz, no grande ato de amor, quando Jesus se entregou e sobre o madeiro levou os pecados da humanidade. Contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar É Preciso, recebeu essa devoção como um presente, como ele conta. “Tudo começou nas 24 Horas em Oração de 2015 quando pedia a Deus: ‘dai-nos uma devoção fruto do Teu Coração e dentro da Igreja’. Foi quando Deus mostrou a devoção a Jesus Santas Chagas como um presente pelos 10 anos da Obra”, contou o Sacerdote.
A Devoção das Santas Chagas de Jesus é principalmente de cura e libertação. Está na própria oração do Terço das Santas Chagas: “Eterno Pai, eu Vos ofereço as santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; Para curar as de nossas almas”.

Padre Reginaldo Manzotti conta essa história neste vídeo:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.