Pouca gente sabe, mas o projeto Apollo 11, que conseguiu levar o homem à Lua, teve a colaboração de brasileiros. Um dos protagonistas dessa história é o astrônomo e professor paulista que se considera paranaense José Manoel Luís da Silva, hoje com 90 anos, formado em Física e Matemática, um apaixonado pela astronomia desde criança.
Ele foi um dos 22 brasileiros que ajudaram no sucesso da Apollo e de toda missão envolvida. O professor realizava observações importantes sobre fenômenos lunares, que foram essenciais para a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) planejar com precisão o pouso na Lua. Sua contribuição envolveu monitorar áreas específicas da superfície lunar, o que ajudava a determinar os melhores locais para a aterrissagem dos astronautas.
Um dos objetos mais interessantes que registram esses feitos está com José Manoel: um mapa lunar que ele guarda até hoje, que foi ao espaço durante a missão Apollo e tem anotações feitas pelos próprios astronautas, detalhando crateras e terrenos explorados. Esse objeto simboliza a contribuição brasileira ao projeto e também o espírito de cooperação internacional que marcou a missão.
Além do mapa que foi ao espaço e voltou à Terra, o professor ainda guarda documentos enviados a ele pela Nasa durante o trabalho nas missões, como telegramas e pastas com registros de arquivos observados no espaço.
José Manoel compartilhou suas experiências em um episódio do podcast PodParaná (episódio #132), do G1. Ele contou, entre outros assuntos, como começou a trabalhar no projeto Apollo junto a outros 21 brasileiros; onde era a base de trabalho em que atuava; como era a comunicação dele com a Nasa; a história de sua carreira, incluindo quando foi diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná; e detalhes do Artemis, novo projeto da Nasa que quer levar uma mulher à lua e que tem contribuição de alunos paranaenses.
Hoje, José Manoel é aposentado, mas continua ativo na comunidade científica. Ele frequentemente participa de eventos e palestras e inspira novas gerações de astrônomos e entusiastas da ciência.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.