Você super-herói: campanha do Junho Vermelho ajuda a salvar vidas

Você super-herói: campanha do Junho Vermelho ajuda a salvar vidas

O mês de junho é marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em todo o Brasil, várias entidades e instituições de saúde realizam ações especiais que visam à mobilização de doadores, entre os já habituais e novos voluntários.

A campanha do Junho Vermelho surgiu inspirada no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje, 14, e foi instituída pela Organização Mundial de Saúde em 2004, como forma de reconhecimento aos “heróis” que ajudam a salvar vidas com essa nobre atitude de amor ao próximo.

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que preencha os requisitos necessários. É sabido que uma única doação é capaz de salvar a vida de até quatro pessoas. O material coletado pode ajudar quem necessita de transfusão por diversos motivos, como traumas sofridos em acidentes, realização de cirurgias e tratamento de várias doenças.

Doadora regular

A jornalista Liziane Virgílio é doadora regular há cerca de dois anos. Antes, doava esporadicamente, mas decidiu efetivar a boa prática após se conscientizar definitivamente sobre a ajuda que a sua atitude proporciona à vida de outras pessoas.

Ela comenta não entender o motivo de o número de doadores de sangue ser tão baixo, já que se trata de uma atitude simples e que pode ajudar tanto outras pessoas.

“É um procedimento seguro, rápido. E a gente sai de coração leve sabendo que alguém que está precisando vai ser beneficiado com uma ação nossa, que não custa absolutamente nada além do nosso tempo!”, conta ela.

No dia em que foi realizada esta reportagem, Liziane havia destinado sua doação para uma criança em tratamento oncológico.

“Eu fico pensando no alívio dos pais ao saberem que tem as bolsas de sangue que ela precisa pro tratamento. Acho que basta a gente se colocar no lugar do outro pra entender a importância da doação de sangue”, comenta a jornalista.

Como doar

Quem se interessar, deve procurar hemocentros de sua cidade para se certificar dos requisitos necessários e dos possíveis impedimentos. É importante obedecer a um intervalo de dois meses para homens (com o limite de quatro doações por ano) e de três meses para mulheres (com no máximo três doações anuais). De um modo geral, os requisitos são:

• ter entre 16 e 69 anos de idade;
• pesar mais de 50 kg;
• ter doado pelo menos uma vez, no caso de pessoas entre 60 e 69 anos, para repetir o procedimento;
• comprovar autorização formal dos pais, no caso de menores de 18 anos;
• identificação oficial com foto.

No dia da doação, é preciso:

• ter dormido pelo menos seis horas anteriores ao ato;
• estar bem alimentado;
• não consumir alimentos gordurosos três horas antes de doar;
• ingerir muito líquido (não alcoólico, claro).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ícaro Silva
    Sou doador frequente. Muito bom o incentivo para mobilizar mais gente a praticar esse ato de amor!
  • Juliane Rudolf
    Obrigada pela lembrança! Sou doadora e está na hora de doar novamente! Uma ação simples, sem custo nenhum e que salva vidas!
  • Eneide Maciel
    Tão simples, tão fácil e tão eficaz! Preciso doar!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.