Voz de Deus: quando é Ele mesmo falando com a gente

Voz de Deus: quando é Ele mesmo falando com a gente

Tem muita gente que procura andar nos caminhos de Deus, que busca acertar nas suas escolhas e, para isso, recorre às orientações do Pai, detentor do conhecimento pleno de tudo.

Pedimos, muitas vezes, que Ele mostre a Sua vontade mas, às vezes, as coisas parecem meio confusas e o discernimento de que caminho ou atitude tomar pode ser complicado.

Como também há bastante gente que diz que Deus fala com elas e, por isso, nos sugerem ações, que podem ser variadas e incertas, ficamos ainda mais confusos sobre o que é ou não é verdade.

Então, que tal ler algumas dicas para ouvir melhor a voz de Deus?

Oração e Sacramentos

A oração é uma maneira de se relacionar com Deus. É o meio que temos para crescer na amizade com Ele e aprendermos a ouvir o que o Senhor tem a nos dizer. Jesus passava noites e noites em vigília só para dialogar com o Pai. Devemos imitá-Lo e encontrá-Lo também nos sacramentos se quisermos afinar nossos ouvidos para ouvir melhor a voz divina.

Palavra de Deus

A Bíblia é composta de livros inspirados por Deus, ou seja, ali estão escritas muitas coisas que Ele quis falar a todos. A Sua voz não é contraditória, então uma possível mensagem divina não será verdadeira se ela não estiver em harmonia com as Sagradas Escrituras. Quanto mais você lê a Bíblia, mais sabe discernir o que é ou não de Deus.

Obediência

Jesus foi perfeitamente obediente a Deus Pai, mas também obedeceu aos seus pais na Terra. Os santos imitaram Jesus ao obedecer seus pais, a Igreja e as autoridades constituídas. Por isso, sempre desconfie de “mensageiros” que incitam a desobediência.

Forme a própria consciência

Deus também espera que nos esforcemos para formar nossa consciência, a fim de que, por atitude própria, vençamos a ignorância sobre o que é certo e o que é errado. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da leitura, não só da Bíblia, mas também de materiais formativos como o Catecismo da Igreja Católica, o YouCat, o Docat, a vida dos santos, livros sobre moral católica, livros sobre formação humana, etc.

Intuição e liberdade

Deus também fala por meio da nossa intuição. Mas o que distingue voz de Deus de outros pensamentos intuitivos é que a primeira causa uma paz duradoura e nos livra de toda confusão interior. Por isso, da próxima vez que lhe vier um pensamento intuitivo, perceba os frutos que ele causa e a partir disso saberá se são pensamentos bons ou maus (cf. Mateus 12,33).

Cresça nas virtudes

Uma pessoa sem virtudes vive muito mal. Mas quanto mais treinamos o comportamento virtuoso, mais conseguimos caminhar de acordo com as inspirações divinas, pois as virtudes nos conduzem ao caminho santo. Vale a pena se esforçar para ser uma pessoa melhor e admirável aos olhos de Deus.

Lute contra os ruídos

Alguns comportamentos se tornam como ruídos altos e atrapalham nossa escuta daquilo que Deus está falando. Exemplos disso são os vícios comportamentais, como o consumismo, alcoolismo e imediatismo. Por isso, invista em formar seu caráter e seu comportamento para ser mais livre e feliz.

O pecado nos rouba

O pecado nos rouba da voz divina. Pecar é romper com Deus e sair da harmonia e do rumo que leva ao céu. Mas para quem quer recomeçar, o caminho deve ser o do arrependimento e da busca da confissão com um sacerdote, a fim de receber o perdão de Deus por intermédio da Igreja.

De novo a prudência

Para discernir algumas coisas basta usar a prudência. Essa virtude é regra de ouro para qualquer discernimento. Ser prudente, porém, não significa ter medo, timidez ou evitar desafios, mas é o uso da razão para escolher os meios adequados para realizar boas coisas e viver bem. Parece repetitivo, mas muitas coisas não ouvimos diretamente de Deus porque Ele já nos deu capacidade de resolver certos problemas e, além disso, Ele também espera nossa iniciativa naquilo que é virtuoso.

Tenha um diretor espiritual

Diretores espirituais são ótimos para nos ajudar a diferenciar o que é santo do que é comum. Os grandes místicos da Igreja submetiam todos seus discernimentos à autoridade de seus diretores. Por isso, agende um horário com um padre de sua confiança, ou com uma religiosa que seja sábia e experiente nos caminhos de Deus. Com certeza será de grande ajuda.
Para ler mais sobre direcionamento espiritual, clique aqui.

Separar o natural do sobrenatural

Nem sempre certas coincidências são mensagens divinas, assim como nem todo pensamento intuitivo é realmente de origem sobrenatural. Mas isso não significa que Deus não use das coisas naturais para se comunicar conosco.

Mas como então diferenciar uma coisa puramente natural das mensagens de Deus? Por ser simples. A sugestão é se desafiar a seguir os passos anteriores e treinar a escuta. É como aprender um novo idioma: você precisa estudar e exercitar. Não tenha medo de tentar, pois quem se aventura em Deus sempre colhe bons frutos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida Martins
    Sò sei dizer.......Obrigada DEUS

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.