9 curiosidades sobre São Tiago Maior, o Apóstolo “Trovão”, que fascinam gerações

9 curiosidades sobre São Tiago Maior, o Apóstolo “Trovão”, que fascinam gerações

Conhecido como “o Maior” para distingui-lo de outro Tiago, lembrado pela força de seu temperamento e devoção, o apóstolo São Tiago Maior, celebrado em 25 de julho pela Igreja, desperta curiosidades até hoje.

Ele foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e irmão de São João Evangelista. Filho de Zebedeu e, possivelmente, de Salomé, era pescador na Galileia quando foi chamado pelo Senhor (Mt 4,21). Pertence ao grupo dos apóstolos mais próximos de Jesus e presenciou momentos marcantes da vida do Mestre.

De temperamento forte, recebeu de Jesus o apelido de “filho do trovão” (Mc 3,17). Foi o primeiro dos apóstolos a sofrer o martírio, por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 d.C. (At 12,1-2). A tradição relata que seus restos mortais foram levados milagrosamente à Galícia, na Espanha, onde hoje está a cidade de Santiago de Compostela, importante centro de peregrinação cristã. Ele é venerado como padroeiro da Espanha e dos peregrinos.

Confira mais nove pontos curiosos sobre o apóstolo!

1. Irmão mais velho de São João

Tiago e João eram pescadores quando foram chamados por Jesus na beira do mar da Galileia (Mt 4,21).

2. Presença nos momentos decisivos com Jesus

O trio “Pedro, Tiago e João” esteve nos episódios mais emblemáticos do Evangelho: a cura da sogra de Pedro, a ressurreição de Jairo, a Transfiguração e a agonia no Getsêmani.

3. Apelido “Filho do Trovão”

Jesus os chamou de Boanerges, “Filhos do Trovão”, provavelmente em alusão ao temperamento forte e à paixão deles pelo Reino de Deus (Mc 3,17) .

4. O pedido ambicioso de sua mãe

Salomé, a mãe de Tiago e João, pediu que seus filhos se sentassem à direita e à esquerda de Jesus em Sua glória (Mt 20,20).

5. Primeiro mártir entre os apóstolos

Tiago foi o primeiro dos apóstolos a sofrer martírio: foi decapitado por ordem de Herodes Agripa I, por volta de 44 d.C. (At 12,1–2).

6. Por que “Maior”?

Esse sobrenome distingue-o de outro apóstolo também chamado Tiago (filho de Alfeu), autor da Epístola de Tiago. “Maior” refere-se à sua estatura espiritual e importância cronológica.

7. Padroeiro da Espanha

A Tradição sustenta que Tiago pregou na Península Ibérica e cujas relíquias estariam sepultadas em Santiago de Compostela, destino de milhões de peregrinos pelo Caminho de Santiago.

8. Cura milagrosa mesmo após a morte

Diz-se que, após seu martírio, o corpo de Tiago foi colocado em um barco sem tripulação, guiado por anjos, até a costa da Espanha. Enquanto o corpo repousava, ocorreu uma onda de milagres e curas milagrosas; em seguida, foi sepultado em Compostela.

9. Viu Nossa Senhora enquanto ela estava em vida

A Tradição medieval diz que, por volta do ano 40, em Zaragoza, Tiago teve uma aparição da Virgem Maria, ainda viva em Jerusalém, que teria se bilocalizado em apoio a ele sobre um pilar, devoção que deu origem à venerada Nossa Senhora do Pilar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.