Você conhece o milagre da transfiguração?

Você conhece o milagre da transfiguração?

A vida de Jesus é marcada por milagres e a transfiguração do Senhor é um deles. Símbolo forte de que o filho de Deus é a ponte de ligação entre dois mundos, é uma manifestação da vida divina de Cristo e, também, da Santíssima Trindade.

O episódio da Transfiguração está presente nos relatos dos Evangelhos Sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas. Segundo São Mateus, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte, no topo da montanha Tabor, na Galileia. Lá, transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas. 

Enquanto o Senhor estava transfigurado, Moisés e Elias apareceram envoltos em glória, e conversavam sobre a morte de Jesus, que ainda havia de se cumprir em Jerusalém. Todos estavam adormecidos e ao despertarem, Pedro disse:

“Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!”. 

Foi neste momento que formou-se, então, uma nuvem que os encobriu com sua sombra e dela veio uma voz que disse “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-O”.

Depois disso, todos olharam ao seu redor, procurando quem havia proferido tal mensagem, mas não viram ninguém, além de Jesus com eles. A transfiguração do Senhor só seria plenamente entendida através da ressurreição de Jesus, por isso, Ele exortou aos três apóstolos para não contarem a ninguém o que viram e viveram. O episódio só poderia ser compartilhado após sua morte e ressureição. 

O que Jesus pretendia ao compartilhar o milagre da Transfiguração?

A intenção de Jesus, ao convidar esses três apóstolos para vivenciarem sua transfiguração era de fortalecer a fé de cada um deles, preparando-os para suportarem o desfecho que Ele teria, antecipando-lhes o esplendor e glória da vida eterna. A lição era para que mantivessem a fé firme, em qualquer circunstância, pois ela rasgaria a escuridão da morte com sua resplandecência.

Naquele momento, Jesus revelou sua glória, mostrando-se como um casamento entre a natureza humana e a divina. A Transfiguração de Jesus é um dos cinco marcos da vida de Cristo, assim como o Batismo, a Crucificação, a Ressurreição e a Ascensão.

Na Transfiguração, aprendemos com Jesus

Assim como para os apóstolos, o milagre da Transfiguração do Senhor deve fortalecer nossa fé, nos mantendo firmes em nossa vida e proposta cristã. Nossa Santidade, o Papa, chama nossa atenção ao falar que:

“a Transfiguração de Cristo indica-nos a perspectiva cristã do sofrimento, ele é uma passagem necessária, mas transitória. O ponto de chegada para o qual somos chamados é luminoso como o rosto de Cristo transfigurado” (Papa Francisco). 

Assim, Jesus nos ensina que, para encontrarmos sua glória, passamos pela cruz e pelo sofrimento na busca da santidade. O dia da Transfiguração do Senhor é um convite para olharmos o rosto do Filho de Deus, como fizeram os apóstolos, pedindo a Deus que nos conceda a graça, assim como Jesus Cristo, de ter uma vida renovada pela força do Espírito Santo.

Para além de uma mensagem de fé, o milagre da Transfiguração também traz uma lição de esperança, ao nos lembrar que, quando a tristeza e o sofrimento se aproximam em nossa vida, podemos transfigurar com Jesus Cristo para, a partir da força da fé, ressurgir transformados e iluminados.

“Com Pedro, Tiago e João subimos também nós hoje ao monte da Transfiguração e permanecemos em contemplação do rosto de Jesus, para assimilar sua mensagem e traduzi-la na nossa vida; porque também nós podemos ser transfigurados pelo Amor. Na realidade o amor é capaz de transfigurar tudo. O amor transfigura tudo! Vocês acreditam nisso?” (Papa Francisco, Ângelus, 1/3/2015).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Plínio Eudson Santos da Silva
    Vinha a há tempo querendo um nome para minha rádio web, e hoje olhando essa paissagem do evangelho, acredito que encontrei o nome. Web Rádio "Ondas de Tabor" Temos que ser luz no mundo para que outros sintam o mesmo ardor que sentiram os 3 apóstolos diante da transfiguração de Jesus, assim sendo, rezo e peço a Jesus nosso Deus, essa onda de luz Divina e de Fé, foi para esse fato que Jesus iluminou os três apóstolos. Assim irá iluminar nossa Fé na transmissão pelas ondas do rádio e da Internet.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.