Sentimentos como inveja, raiva, ansiedade ou rancor fazem parte da experiência humana, mas se não forem cuidados, podem pesar no coração e atrapalhar a vida espiritual. É possível e recomendado buscar em Deus a verdadeira purificação interior para encontrar paz, equilíbrio e leveza.
“A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12) e pode transformar nossa mente e sentimentos. Por isso, rezar com as Escrituras é um caminho para afastar o que aflige e fortalecer a confiança no Senhor.
Selecionamos versículos que podem servir como oração e inspiração para quem busca uma “limpeza”, ou seja, renovação espiritual, do coração diante de Deus.
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51,12).
Uma oração que pede transformação interior. Ter a consciência de que precisa de Deus, que quer ter um coração mais puro, é o primeiro passo para experimentar a verdadeira paz, lembrando que essa busca precisa ser constante e nunca se esgota.
“E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4,7).
Um convite a entregar a ansiedade ao Senhor e deixar que a paz dEle governe nossos pensamentos. Medite nesse versículo em busca e abertura a sentir essa paz.
“Não te irrites por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a injustiça” (Salmo 37,1).
A Palavra ensina que a confiança em Deus é o remédio contra comparações e ressentimentos. Os males guardam seus próprios destinos e o Senhor tudo sabe, tudo vê e tudo pode.
“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra alguém. Como o Senhor vos perdoou, assim fazei também vós” (Colossenses 3,13).
O perdão liberta da prisão do ódio e torna o coração mais leve. Perdoar é sentimento, mas é também uma atitude. A escolha de perdoar é de cada um e é o desejo de Deus.
“Vinde a mim todos vós que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mateus 11,28).
Nas palavras de Jesus, encontramos descanso e consolo diante dos pesos da vida, pois é Ele o caminho, a verdade e a vida.
“Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio” (Efésios 6,11).
A fé e a oração são escudo contra as forças que tentam nos afastar da paz interior. Orações diárias, leitura da Palavra, compromisso com os Sacramentos, o amor e a caridade são o caminho para vestir essa armadura.
Para continuar esse caminho, recomendamos as seguintes leituras:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.