Cliques 8
Vocare, no latim, significa chamado. A voz de Deus chama de muitas formas. Toda vocação é uma resposta de amor, uma entrega que nasce da certeza de que “Deus nos amou primeiro” (1Jo 4,19). E, quando acolhida com fé, transforma o fiel e quem está ao redor.
O início de um novo ano é um tempo de novos propósitos e recomeços, de refletir sobre a importância em reconhecer e fortalecer a própria vocação. Sacerdote, religioso, pai, mãe ou leigo engajado, em cada caminho há uma missão confiada por Deus. A
vocação é um dom do Senhor e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade.
Sacerdócio guiado pela fé
Neste mês,
Padre Reginaldo Manzotti celebra 31 anos de sacerdócio. Ordenado em 14 de janeiro de 1995, em sua cidade natal, Paraíso do Norte (PR), escolheu como lema sacerdotal as palavras de São Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Desde então, essa confiança na força de Deus tem sustentado seu ministério e inspirado milhões de fiéis.
Em meio a tantos desafios, alegrias e conquistas, a trajetória do Padre Reginaldo é um contínuo “sim” à vontade de Deus.
A vocação que habita em cada um
A celebração de um sacerdócio é também ocasião para que todos os batizados reconheçam o chamado de Deus nas próprias vidas. O Concílio Vaticano II, na Constituição Lumen Gentium, recorda que “todos os fiéis cristãos são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade”.
Assim, cada um, no seu estado de vida, é convidado a colocar seus dons a serviço da comunidade e da fé. Fortalecer a
vocação significa cuidar do que Deus semeou em nós. Pode ser por meio do trabalho, do estudo, da vida familiar, da oração ou da atuação pastoral. O importante é discernir, com coração aberto, onde o Senhor nos chama a servir. A Pastoral Vocacional da Igreja tem um papel essencial nesse processo.
Pastoral Vocacional
Para apoiar os fiéis a ouvir, discernir e seguir seus chamados, existem as Pastorais Vocacionais. Por meio da oração, do acompanhamento espiritual e do testemunho, a pastoral busca inspirar novas respostas ao serviço e ao amor. Quem deseja conhecer mais de perto esse trabalho pode procurar a Pastoral Vocacional de sua Paróquia ou Diocese.
Na fundamentação e suporte a essas pastorais em todo o país, a Igreja conta com o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Fundado em 15 de agosto de 1993, é uma referência nacional na formação de animadores vocacionais, na pesquisa e na produção de materiais de apoio para Dioceses, congregações e comunidades. Criado por iniciativa de Dom Joel Ivo Catapan, o IPV promove uma ação intercongregacional, que une diferentes carismas em torno de um mesmo propósito de servir à Igreja no campo da animação vocacional.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Conteúdo adaptado do espaço IDe+ no Jornal do Evangelizador – Ano XIX – n° 220 – janeiro/2026