Os 6 momentos mais marcantes do sacerdócio do Padre Reginaldo Manzotti

Os 6 momentos mais marcantes do sacerdócio do Padre Reginaldo Manzotti Foto: Felipe Gusso

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4,13) é o lema que guia Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar É Preciso, desde a sua ordenação em 14 de janeiro de 1995.

Quase 30 anos se passaram entre muitas batalhas espirituais e materiais pela evangelização de todos os filhos de Deus, missão que ele percebeu desde criança e que abraçou na vida. Em 1979, tinha apenas 10 anos quando escreveu uma carta sobre seu desejo de ser padre e enviou para o Seminário, como é possível ler neste conteúdo: Inspiração, amor e dedicação: vamos celebrar a vida do Padre Reginaldo Manzotti.

No ano em que comemora 29 anos de sacerdócio, Padre Reginaldo está se recuperando de uma cirurgia na coluna. Nesse período, recebeu muito apoio de fiéis, da Igreja e da equipe da Obra. A celebração dessa data especial serve para que todos possam renovar as esperanças e se alegrar com a vitalidade do Sacerdote.

O IDe+ conversou com o Padre Reginaldo Manzotti, que relembrou os seis momentos mais marcantes da sua vida sacerdotal. Veja quais são e inspire-se com ele.

1. A ordenação (1995)

Em 14 de janeiro de 1995, foi ordenado Sacerdote em Paraíso do Norte (PR), sua cidade natal, por Dom Alberto Först, Bispo de Dourados (MS).

“Onde quer que eu esteja, levarei o seu nome e proclamarei em todos os lugares o seu Santo Escapulário”, prometeu Padre Reginaldo, que consagrou o seu sacerdócio a Nossa Senhora do Carmo.

Dom Alberto Forst faz a unção da palma das mãos do ordenado com o óleo do Santo Crisma./Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

Após a ordenação, o Bispo amarrou as mãos do Padre Reginaldo Manzotti. Como de costume, quem desamarrou o laço recebeu a primeira bênção sacerdotal. Nesse caso, seus pais Antônio e Percília foram os primeiros abençoados.

Foto: acervo pessoal

2. Transferência para Curitiba (1999)

Padre Reginaldo se tornou Padre diocesano e foi transferido para a Arquidiocese de Curitiba. No período de ad experimentum, assumiu a Paróquia São José Operário, na Vila Maria Antonieta, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), em 3 de janeiro de 1999. Permaneceu na paróquia até o dia 2 de fevereiro de 2005. As celebrações que conduzia já atraíam cada vez mais pessoas.

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

3. Início das transmissões na TV (2002)

Padre Reginaldo Manzotti foi convidado pela TV Paraná Educativa para a transmissão de uma Santa Missa dominical pela televisão. Foi um início importante e, a cada dia, mais pessoas passaram a conhecê-lo e a ouvir suas palavras de fé e de direcionamento espiritual.

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

4. Estreia do Experiência de Deus (2004)

O programa que hoje é a companhia diária de pessoas do Brasil inteiro estreou em 27 de setembro de 2004. Ao vivo, o “Experiência de Deus” era transmitido das 13h às 14h na Rádio Clube B2 AM 1430 de Curitiba. Ficou nesse horário por apenas três meses, quando passou a ser realizado das 10h às 11h e permanece no ar até hoje. A cada encontro, o Sacerdote faz a leitura orante, reza Novenas, conversa, aconselha fiéis e aborda temas atuais aos olhos da fé.

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

5. A Obra é registrada (2005)

Em 1º de outubro de 2005, a Associação Evangelizar é Preciso foi registrada e reconhecida com o objetivo de evangelizar pelos meios de comunicação. Além disso, ajuda cristãos a despertar seus interesses pela prática religiosa de forma autêntica, buscando sempre uma aprendizagem pela mensagem de Deus. A Obra Evangelizar tem o apoio da Arquidiocese de Curitiba e a madrinha é Nossa Senhora do Carmo, que acompanha o Padre desde o início.

Primeira logomarca do projeto, usada de 2003 até 2005

Sede da Associação de 2006 a 2008./Foto: acervo pessoal

Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo de Curitiba, abençoa as instalações da Obra./Foto: acervo pessoal.

6. Posse como Pároco no Santuário (2006)

A posse como novo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe (que ainda não tinha sido elevada a Santuário), no Centro de Curitiba, aconteceu em 8 de janeiro de 2006. A dimensão do trabalho da obra “Evangelizar é Preciso” foi notada rapidamente. Fiéis, que saíram de vários locais, lotaram a Igreja para assistir às Santas Missas, novenas e adorações ao Santíssimo. Assim, os 980 lugares da Igreja se tornaram insuficientes para acomodar sentadas as pessoas que frequentam as celebrações.

Foto: acervo pessoal

Apresentação e posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe./Foto: acervo pessoal.

Foto: acervo pessoal

Além de ocupar os corredores da Paróquia, os fiéis também ocupavam as rampas de acesso à Igreja para acompanhar todas as celebrações. A emoção desse dia é revivida a cada Santa Missa celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti no local que se transformou em destino de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas.

Lembrança “bônus”

Muitas histórias e inúmeras realizações marcam os 29 anos de sacerdócio do Padre Reginaldo Manzotti. Vários acontecimentos ainda podem ser contados. A seguir, algumas imagens de quando ele estava no seminário:

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

 

Você também tem um momento marcante com o Padre Reginaldo Manzotti?

Conte nos comentários!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Veralucia Leitao oliveira
    Padre Reginaldo Manzotti tem um lindo testemunho de vida, uma sabedoria única.
  • Maria de Jesus Gonçalves Fahd
    Maravilhoso e abençoado conhecer um pouco dessa história tão linda do nosso querido Padre Reginaldo
  • Siany
    Gostei de conhecer a trajetória do Padre até aqui.
  • Aurelita chaves da Silva
    Muito edificante para os jovens que querem seguir nessa caminhada, e tem dúvidas, é amor de verdade.
  • Maria da Cruz Teles da Silva
    Que lindo a sua caminhada, o que explica a beleza do seu Sacerdócio.
  • Victor Rodrigues
    O meu momento com o padre Reginaldo Manzotti foi através da tv evangelizar primeiramente com os nozinhos de nossa Senhora no barbante. Evoluiu para ouvir algumas missas, quintas eucarístico e o cerco de jericó. Passei a ser associado e participei, online, da semana das santas chagas e de tantos retiros. Quando ele veio na canção nova, em duas oportunidades, pude vê-lo ao vivo. Meu objetivo agora é conhecer o santuário de nossa Senhora de Guadalupe para agradecer por essa minha transformação de um rebelde ateu/agnóstico para um cristão católico fervoroso para a glória de Deus pai, nosso senhor
  • Nilza Maria de Jesus Biscaia Pinto
    Início emocionante e quanta história linda!! Meu contato com a Igreja foi através de uma amiga que me convidou, faz muito tempo. Como estava angustiada com os atropelos da vida, e não encontrando uma luz, fui com ela na missa do meio dia. O Padre Reginaldo me mostrou outra homilia, ele se empenhou em apresentar Jesus e sua História e valorizando o Santo do Dia e sua dedicação com Nossa Senhora me emocionam até hoje. Na pandemia assistia de casa todas as missas ao meio dia com o Padre Reginaldo e vi que ainda mais se dedicava para levar a Igreja e Jesus em meio aquela catástrofe humanitária. Tudo isso me motivou desde a primeira missa e até hoje a ir na missa da minha paróquia e procurar entender as homilias. Muito Obrigada Padre Reginaldo pela sua Missão e Dedicação! Deus te abençõe hoje e sempre!! Desejo que se recupere na graça de Deus para continuar levando a palavra de Deus a todos os lugares que puder assim como fez Paulo. Minhas orações ao Senhor. Um forte abraço.
  • MARISTELA VIEIRA CARELLOS
    Muito interessante, Padre Reginaldo Manzotti é uma benção na nossas vidas.
  • Zera Cristova Nunes
    Maravilhoso pois acompanho o padre Reginaldo Manzotti desde a rádio clube, momento mais forte é adoração ao Santíssimo Sacramento
  • Maria do Rosário Mauri Gaspar
    Simplesmente maravilhosa a história de vida do Padre. Que Deus continue o abençoando. Rezo todos os dias por ele.
  • Maria Enira de Oliveira
    Achei ótimo e muito importante para conhecer um pouco mais sobre a vida do Padre Reginaldo. Isto só aumenta o meu carinho e admiração por ele.
  • Maria Enira de Oliveira
    Achei ótimo e muito importante para conhecer um pouco mais sobre a vida do Padre Reginaldo. Isto só aumenta o meu carinho e admiração por ele, que me aproximou ainda mais de Jesus
  • Maria Aparecida da Nobrega
    Gostei muito de conhecer um pouco da vida do Padre Reginaldo, fatos importantes que testemunham de sua dedicação à missão que abraçou e que exerce com muita dedicação, entusiasmo e competência; sua fé é contagiosa e seu trabalho de evangelização, seu esforço são gigantescos é muito valioso para nós que o acompanhamos. Sou grata a Deus por contar com sua presença de fé e devoção a nós conduzir. Que Deus, em sua infinita misericórdia, o abençoe e o proteja, e o Espírito Santo esteja sempre com ele. Nossa Senhora de Guadalupe o proteja!
  • Maria Regilane
    Muito gratificante, uma história de incentivo amor pelo sacerdócio, parabéns padre Reginaldo manotti
  • Lidiane
    Amei a história de sacerdocio do padre, até me emocionei ao ver o semblante de felicidade de sua mãe
  • Mary Inês de Souza Klein
    Impressionado como a vida de fé do padre Reginaldp contagia a gente. Deus o abençoe.
  • Isabel Cristina Kruger
    Obrigada pela linda história do padre Reginaldo Manzotti 🥰👏🏻👏🏻💙🌸💒🙏🏻
  • Daniela Fernanda Bevilacqua Gomides da Silva
    Lindo depoimento e inspirador para nossa fé Que Deus o abençoe imensamente e Jesus das Santas chagas o livre de todo o mal .
  • Vanderlucia Gomes Pinheiro
    Linda história que ate hoje nos trás muitas bênçãos a nossas vidas, que o Senhor Jesus continue abençoando o Padre Reginaldo e todas os q fazem parte desta obra
  • Maria Eugênia da Silva
    Padre Reginaldo é um instrumento que Deus escolheu e preparou para a Evangelização, pois Evangelizar É preciso
  • Tatyana Casarino
    Que história linda! Em 2017, eu estava passeando no Shopping em Fortaleza/CE quando entrei em uma livraria. Eu estava afastada da Igreja na época, mas sempre li livros de autoajuda e espiritualidade. O livro "Batalha Espiritual" do Padre chamou a minha atenção de um jeito que eu nunca mais vou esqucer. Minha avó paterna já era associada da Obra Evangelizar e comentou comigo como era especial. Comecei a ler os livros do Padre. Em 2019, morava em Brasília e tive um sonho. Sonhei que cumprimentava o Padre num parque cheio de árvores. Eu estudava simbolismo de sonhos e senti que o cumprimento era um chamado para ser parceira profissional e trabalhar na Igreja. Acordei querendo ser voluntária. Em 2021, passei a ser voluntária da Obra e colunista do IDe+. Hoje, quando vejo a imagem de São José Dormindo, me lembro do sonho que tive.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.