Quando pensamos no nosso Anjo da Guarda, é comum que surjam curiosidades como “ele me conhece mesmo? Tem uma identidade própria”? Os anjos são criaturas espirituais reais, dotadas de inteligência, vontade e liberdade. São como “pessoas espirituais” e é nesse sentido que podemos falar de uma verdadeira personalidade angélica, muito diferente da humana, mas igualmente única.
A Igreja sempre ensinou que os anjos não são símbolos, forças da natureza ou representações poéticas. São seres espirituais criados por Deus, imortais, que possuem consciência e vontade próprias. O Catecismo afirma que eles são criaturas “dotadas de inteligência e vontade” e, por isso, podem ser chamados de criaturas pessoais. Como escreveu Padre Reginaldo Manzotti, celebrar os Arcanjos é celebrar o amor de Deus por toda criação.
O anjo não é uma energia impessoal, mas um ser que pensa, ama e responde a Deus. Cada anjo é único. Cada um foi criado em sua individualidade. Cada um possui uma missão particular na ordem da salvação.
Quando usamos a palavra “personalidade” no mundo humano, pensamos em temperamento, humor, preferências ou traços psicológicos. Para os anjos, o sentido é outro. Eles não têm corpo, não sentem cansaço, não possuem emoções instáveis como as nossas. Seu modo de ser é totalmente espiritual.
Contudo, é possível dizer que possuem “personalidade” porque:
A tradição teológica, especialmente a inspirada por Santo Tomás de Aquino, ensina que cada anjo é, de certo modo, uma espécie única, tamanha é a singularidade de cada um. A diferença entre um anjo e outro é ainda maior do que a diferença entre dois seres humanos.
Arcanjos como Miguel, Gabriel e Rafael têm nomes e missões muito precisas: um luta, outro anuncia, outro acompanha e cura. Eles não são versões repetidas de um mesmo ser, mas manifestações da diversidade da criação espiritual de Deus.
A espiritualidade católica também reconhece essa variedade. Há coros e hierarquias angélicas, cada qual com sua função no mistério da salvação. Essa organização expressa a riqueza de modos pelos quais as criaturas espirituais servem a Deus.
Ao afirmar que um anjo tem personalidade, estamos justamente reconhecendo que não são réplicas, são seres únicos na forma como obedecem e realizam sua missão. O Catecismo da Igreja diz:
330. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais (169) e imortais (170). Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta (171).
A personalidade de um anjo é sua forma própria de existir diante de Deus, que é totalmente espiritual, mas real. A teologia nos permite identificar quatro elementos que moldam a identidade espiritual de cada anjo:
Os anjos não têm corpo. Sua inteligência é intuitiva e direta, sem a lentidão dos nossos raciocínios. Seu modo de conhecer e amar é pleno e luminoso, e isso já os diferencia radicalmente entre si.
A tradição fala de uma prova inicial: alguns anjos escolheram servir, outros se revoltaram. Essa decisão, feita com total clareza, marcou definitivamente quem cada anjo é. Nos anjos bons, essa identidade está totalmente ordenada ao amor.
Os anjos são enviados para acompanhar pessoas, povos, Igrejas e momentos da história. A missão recebida, de anunciar, proteger, lutar, iluminar, é parte de sua identidade espiritual.
Cada anjo recebeu de Deus um grau de luminosidade, amor e proximidade diferentes. Isso faz com que sua maneira de servir e glorificar a Deus também seja única.
Para evitar fantasias, é importante lembrar o que a fé católica ensina:
A Igreja é prudente e aponta o essencial: que são espíritos na forma e anjos no ofício. Não se deve especular sobre o que não foi revelado. Saber que os anjos são pessoas espirituais transforma nossa relação com eles. Podemos rezar e pedir a proteção de companheiros reais de caminhada, que conhecem nossas histórias, intercedem por nós e nos inspiram à fidelidade. O nosso Anjo da Guarda, por exemplo, é um ser único, confiado a cada um desde o nascimento.
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