1ª Caminhada do Meio-dia contra o feminicídio

1ª Caminhada do Meio-dia contra o feminicídio

Casos de feminicídio são noticiados nos veículos de comunicação com bastante frequência, infelizmente. Por se tratar de assunto que afeta toda a sociedade e que, segundo os especialistas, necessita de muita discussão, além de políticas públicas para seu combate, no Estado do Paraná acontece uma campanha no mês de julho, cujos objetivos são a formação de uma forte aliança em torno do tema. O nome da campanha é Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A mobilização promete um grande evento no Estado todo amanhã, quando será realizada a 1ª Caminhada do Meio-Dia.

Caminhada contra o feminicídio

O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime que teve repercussão nacional. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema: 

“O nome da campanha não foi escolhido aleatoriamente. Ele expressa a intencionalidade do Governo em unir esforços, iniciativas, atores e setores, convocando toda a sociedade para se juntar a nós nesta importante missão. O feminicídio não é apenas uma questão que diz respeito às mulheres. Ele atinge todas as pessoas, todas as famílias, e toda a nossa sociedade”, afirmou Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

Ela também explicou o simbolismo do meio-dia:

“Onde estariam essas mulheres vítimas do feminicídio num sábado se estivessem vivas? A grande maioria, junto a seus familiares, ao redor de uma mesa para fazerem uma refeição juntos. Hoje elas não estão mais como eles, sua ausência é sentida todos os dias e sua presença jamais esquecida”, completou a secretária.

Juliany Santos, coordenadora na Coordenação de Enfrentamento às Violências Contra às Mulheres da Semipi, destaca a necessidade de abordar não apenas os dados e números em geral, mas reconhecer que o problema do feminicídio ocorre em todo o Brasil. Para ela, na campanha estadual de combate ao feminicídio, é fundamental adotar uma perspectiva que identifique e compreenda o contexto e as origens da violência, que estão enraizadas na noção de posse do homem sobre a mulher.

“Para abordar todas as dimensões, é necessário trabalhar a educação, a saúde, a saúde mental e a segurança pública. Devemos ter uma compreensão abrangente do problema, pois não se trata apenas de segurança pública quando falamos de homicídio e feminicídio. Ao abordarmos a causa do problema, nos deparamos com questões culturais, educacionais, de direitos humanos e de saúde mental, por exemplo”, acrescentou.

Participação

Para participar da Caminhada do Meio-dia, a sugestão é que as pessoas usem roupa branca em demonstração de paz e respeito à vida. Segundo a secretária, cada município vai definir e divulgar um ponto de encontro e um local de chegada para a caminhada, mas a recomendação é que o circuito dure cerca de 15 minutos.

Em Curitiba, o ponto de encontro está marcado para às 11h30 na Praça Santos Andrade, com destino à Praça Osório.

Além de Curitiba, mais 70 municípios paranaenses já confirmaram sua adesão à Caminhada do Meio-dia. Somados, os moradores destas cidades representam mais de 60% da população.

Crime

O feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.

De acordo com dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

  • Se você é do Paraná e quer participar, vejo os locais de onde sairão as caminhadas: clique aqui.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.