3 curiosidades sobre a devoção à Nossa Senhora da Confiança

3 curiosidades sobre a devoção à Nossa Senhora da Confiança Foto disponível em https://www.seminarioromano.it/home/la-storia/

Há quase 300 anos, a devoção à Nossa Senhora da Confiança surgiu. O motivo está relacionado a Irmã Clara Isabella Fornari (em processo de beatificação) que faleceu em 1744. A monja clarissa recebeu várias graças, inclusive os estigmas da Paixão. Ela tinha uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços e andava com o quadro por todos os lugares. Dessa imagem, foram surgindo novas réplicas por toda a Itália. Ainda no século XVIII começou então a devoção à Santíssima Virgem com o título de Mãe da Confiança.

Além dessa breve história, Nossa Senhora da Confiança ainda guarda outras curiosidades. Separamos três delas para você aprender mais.

 

1. Dia da sua festa

Apesar da adoração existir há quase três séculos, foi somente em 1917 que o Papa Bento XV, em uma ocasião, coroou Nossa Senhora da Confiança. A confirmação canônica, seu título e a data da festa foram escolhidos na ocasião. Desde então, o dia 24 de fevereiro é marcado como o Dia de devoção à Nossa Senhora da Confiança.

 

2. Proteção aos seminaristas

Muitos seminaristas contam com a proteção e cuidado de Nossa Senhora da Confiança: há dois motivos especiais, que aconteceram no Seminário Maior de Roma. O primeiro é que durante a epidemia de cólera em Roma, um Seminário italiano foi poupado inteiramente. Os seminaristas eram devotos da Santa e a Ela atribuíram o fato de permanecerem com saúde.

Outro fator importante é que durante a Primeira Guerra Mundial, cerca de 100 seminaristas foram enviados ao campo de batalha. Na ocasião, eles se colocaram sob a proteção de Nossa Senhora da Confiança. Ao fim da missão, todos eles retornaram vivos. Para agradecer pela graça atendida, construíram uma capela de mármore e prata no local.

 

3. Madonna della Fiducia

A imagem da Irmã Clara (ou uma de suas cópias, não se sabe), chegou até o Seminário Maior de Roma, o principal do mundo na época. Ali, a imagem foi colocada em um quadro e é denominado de Madonna della Fiducia (que na tradução significa Nossa Senhora da Confiança).

Esse quadro é acompanhado de um pergaminho que até hoje está intacto. Dentro dele, há uma mensagem da Irmã Clara, a qual diz:

“A divina Senhora dignou-Se conceder-me que toda alma que com confiança se apresentar ante este quadro, experimentará uma verdadeira contrição dos seus pecados, com verdadeira dor e arrependimento, e obterá de seu diviníssimo Filho o perdão geral de todos os pecados. Ademais, essa minha divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprove em assegurar-me que a toda alma que contemplar esta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela”.

 

Oração a Nossa Senhora da Confiança

“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

Minha Mãe, uni-me cada vez mais a Vós, e uni-Vos cada vez mais a mim. Eu Vos agradeço a graça da confiança, mas Vos peço que a torneis cada vez mais intensa diante de cada fraqueza que eu sinta.

Nossa Senhora da Confiança, dai-me forças! Peço-Vos, ó Mãe, que do alto do Céu desçam sobre vossos filhos – transpondo suave e vitoriosamente camadas espessas de poluição e de pecado – vossas bênçãos maternais.

Como os discípulos de Emaús ao Divino Redentor, nós Vos pedimos que essas bênçãos fiquem conosco, porque se faz noite sobre o mundo.

A cada instante, a cada angústia, a cada necessidade, ajudem-nos elas a manter a mais inteira e filial confiança em Vós.
Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Rejane Soares Estevam Ribeiro
    Muito linda, amei conhecer a devoção de nossa Senhora da Confiança. Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós. Amém.
  • Maria Isabel SM
    Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós! Amém
  • Lucy
    Oração maravilhosa! 🙏🏻❤️

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.