3 dicas de mosteiros para momentos de silêncio e reflexão

3 dicas de mosteiros para momentos de silêncio e reflexão

Se você está procurando um destino para viver sua espiritualidade, com momentos de paz, silêncio, reflexão e contemplação, o IDe+ de hoje traz a dica certa. Caso ainda não tenha vivido a experiência de passagem e hospedagem em um mosteiro, então, a hora é agora. 

Recebendo peregrinos ao longo dos séculos por todo canto do mundo, “todo mosteiro, segundo as circunstâncias de lugar e de tempo, mantém a tradição de receber os hóspedes e os pobres como o Cristo. Recebam os irmãos com bondade e reverência todos aqueles que a divina providência conduz ao mosteiro, porém que a paz monástica não sofra prejuízo por este serviço” (Constituições OCSO, n° 30). 

Com a tradição ainda viva, os mosteiros são locais conhecidos para descanso e reabastecimento – na falta de melhores acomodações disponíveis. Nos dias atuais, servem ainda como locais de experiências profundas como retiros espirituais, compartilhando com aqueles que os procuram um pouco da espiritualidade contemplativa de suas comunidades.

Se você tem curiosidade e desejo de viver uma experiência como essa, o conteúdo de hoje vai te ajudar. Vamos indicar três mosteiros para você explorar no Paraná. Bora lá?

 

Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo

Em Campo Tenente, a menos de 100 km da capital Curitiba, está o mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. A hospedaria está aberta a todos que buscam reflexão e tranquilidade e, mesmo que para quem precisa, tenha um padre à disposição, o local recebe todo e qualquer hóspede, independente da religião. A maioria das acomodações é de quartos individuais, mas existem opções para receber casais. 

Para quem deseja acompanhar e saber mais sobre a vida monástica, a rotina dos monges começa às 3h, assim, neste horário, já é possível acompanhar as atividades diárias e as orações, realizadas de três em três horas.

Com relação a despesas financeiras, a contribuição pedida pelos monges serve apenas para a manutenção e limpeza do local, além das refeições. O mosteiro fica na Estrada Velha Lapa, s/n, km 7. 

 

Mosteiro da Ressurreição

Também pertinho da capital, mas desta vez nos campos gerais, o Mosteiro da Ressurreição fica em Ponta Grossa. Os religiosos são da Ordem de São Bento, muito tradicional na Igreja Católica. Eles estão abertos de terça a domingo para receber hóspedes, sem cobrar valor fixo pela estadia, apenas pedem contribuição voluntária em troca do café da manhã, almoço e jantar. 

Também é possível levar itens para alimentação entre as refeições oferecidas pelos monges. No local não há wifi ou tv. A proposta é de imersão e, por isso, quem busca oração pode acompanhar os monges em suas programações normais que incluem sete momentos de oração por dia, além da abertura dos monges para aconselhamento individual e à convivência com os hóspedes. O Mosteiro da Ressurreição fica na BR 376, km 5. 

Mosteiro em Ponta Grossa, no Paraná. Fonte: Divulgação

Casa de Retiro Irmãs do Verbo Encarnado

Nossa última dica de hoje, na verdade, traz mais um espaço para retiros do que um mosteiro, propriamente dito. A Casa de Retiro Irmãs do Verbo Encarnado é ligada à Igreja Católica e fica em Curitiba, no Pinheirinho. 

Perfeita para quem busca uma experiência de tranquilidade, a Casa possui um ambiente adequado à reflexão e à oração. No espaço, várias capelas estão disponíveis aos hóspedes, além de salas e quartos. No pátio, há um local muito acolhedor, com árvores e bancos. 

Nesta Casa de retiro, há o preço fixo de hospedagem de R$ 130 por dia, com café da manhã, almoço e jantar, mas tudo pode ser ajustado se houver negociação diretamente com as irmãs. Para quem se interessar, a Casa de Retiro Irmãs do Verbo Encarnado fica na rua Padre Rafael José Kalinowski, 756. 

Fonte: Divulgação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Adriana Paula Marques Ardigo
    Tenho o desenho de passar uns dias no Mosteiro. Para minhas orações, leitura da Palavra de Deus e meditações e conhecer o cotidiano do Mosteiro. Posso contribuir em auxiliar na cozinha ou ajudar na limpeza em geral. Sou de Londrina Paraná.
  • LUCIA DE FATIMA RODRIGUES ORLANDINI
    Gostei das opçoes, nunca me hospedei em um mosteiro, pesquisando para ir, quando possível.
  • Tatyana Casarino
    Gostaria muito de uma experiência de recolhimento. Adorei todas as opções, especialmente a segunda.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.