Afastar-se para refletir, compreender e se fortalecer. Uma imersão para olhar para si e cuidar da espiritualidade. São algumas das propostas de um retiro espiritual, prática que encontra sua base na vida de Jesus. Antes de tomar decisões ou apresentar o caminho às pessoas, o Senhor se retirava para uma região montanhosa ou de deserto. Isolado, Ele passava longos tempos em silêncio e oração, como é visto em São João 8,1-2: “Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar”.
Para os jovens, que enfrentam os desafios próprios da idade e muitas vezes se afastam da fé nesse período, a experiência dos retiros espirituais são verdadeiros encontros, que podem apontar e estruturar os melhores caminhos. É o que conta a universitária Heloyze Lins, de 19 anos, que desde pequena aprendeu com os pais a importância das orações e dos compromissos de fé.
“Quando eu comecei a falar, a minha mãe me ensinou a rezar a oração do Santo Anjo e a cantar Mãezinha do Céu. Eu digo que meus pais plantaram uma sementinha lá atrás e foram cultivando. Eu agradeço a eles por isso”, comenta a jovem que participa frequentemente de retiros.
Ela lembra que o primeiro aconteceu em 2022, o Restaurar-te.
“Algo que me atraiu muito para participar de retiros foi ver quão grande é o amor de Deus por mim e como Ele demonstra isso por meio das pessoas. Ver pessoas que eu não conhecia intercedendo e passando por sacrifícios por mim foi algo que mexeu muito comigo e isso me fez querer transmitir o mesmo amor que senti para outras pessoas. Sempre falo que todos precisam ter essa experiência. É algo incrível, único e inesquecível”, compartilha.
Na época do primeiro retiro, Heloyze passava por uma perda recente na família. A dor a afastou por um tempo do Senhor.
“Fui lá com esse objetivo, de curar a minha ferida e me reaproximar de Deus, mas depois que eu estava lá, pude ver que havia muito mais feridas para serem curadas e Ele tinha muito mais para mim. Então, se você recebe o convite para participar de um retiro é porque Deus te quer lá, tem algo para te mostrar ou te dizer e você nem imagina”, aconselha a jovem cheia de fé e buscas.
Somente para 2024, ela já confirmou a presença em três desses eventos católicos: Jornada Jovem, TLC e Renova-me. São muitos os motivos para viver esses momentos e a jovem destaca os três principais para inspirar mais pessoas.
Por meio de orações, estudos em grupos e reflexões, os participantes ficam mais próximos de Deus, pela vivência de fé e pelo conhecimento que adquirem nesses momentos dedicados exclusivamente a cuidar da saúde espiritual.
Louvores, dinâmicas, apresentações e diversas surpresas compõem as programações dos retiros. Os de jovens são leves e divertidos e mostram como “Deus é jovem e sempre novo”, como já falou Papa Francisco.
Ter boas companhias e compartilhar a vida é algo sempre bem-vindo a todos os filhos de Deus. “É muito bom ter amigos que estão no mesmo propósito que você e que entendem, pois eles acabam se tornando uma família”, comenta ‘Helô’.
Procure a sua paróquia ou a Pastoral da Juventude e busque se informar sobre os encontros que acontecerão na sua cidade ou região. Uma dica para aproveitar as férias da melhor maneira é o Acamps South 2024, da Comunidade Católica Shalom de Curitiba: um acampamento para jovens, que promete muita emoção e será realizado de 25 a 28 de janeiro.
O tema desta edição é “Você nunca mais terá sede se beber da fonte da vida neste verão”, que será realizada em um ambiente de contato com a natureza para proporcionar aos participantes uma experiência única de fé, amizade e crescimento espiritual, por meio das celebrações eucarísticas diárias e momentos de oração e aconselhamento. Há ainda muita diversão, com atividades ao ar livre, competições esportivas, espetáculos artísticos, workshops e festas temáticas.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.