5 versículos da Bíblia para despertar a alegria

5 versículos da Bíblia para despertar a alegria

A alegria é uma busca diária da maioria das pessoas. Mas o que é esse sentimento na sua forma mais genuína? Papa Francisco escreveu em “A alegria de ser discípulo” (editora BestSeller, 2017) que é o Senhor o destino verdadeiro “para o qual o coração humano tende quando procura alegria e felicidade”.

O tema alegria está sempre presente nos textos do Pontífice. No livro “A felicidade nesta vida – uma meditação apaixonada sobre a existência terrena”, ele explica que a verdadeira alegria não pode ser algo superficial e não vem “das coisas”.

São Filipi Neri, por exemplo, é considerado “o santo mais alegre”, pois todo seu serviço e ações evangelizadoras eram feitos com ânimo e um sorriso no rosto, como contou Papa Francisco, em 2021, no dia de celebração desse Santo: “seu sorriso o transformou em um ‘apaixonado anunciador da Palavra de Deus’. Este foi o seu segredo, que fez dele um ‘trabalhador entre as almas’”.

E quando não há ânimo e a alegria parece um sentimento distante? A psicóloga Julita Sena recomenda pensar e refletir “sobre o que nos faz acordar com pouco ânimo, o que nos causa falta de estímulo, o que hoje nos deixa chateados ou entristecidos, o que precisa de cuidado não apenas para nos arrancar sorrisos, mas para trazer o bem-estar nosso de cada dia”.

A profissional alerta que a preocupação com o humor e a felicidade não deve parar apenas na busca por alegrias instantâneas, precisa ser um meio para uma preocupação genuína com o bem-estar emocional e integral.

A alegria na Bíblia

Para contribuir com a busca verdadeira por sentir alegria, a Bíblia é uma aliada importante, com suas sabedorias e propósitos.

Veja alguns versículos que falam sobre o tema e que podem ajudar na sua reflexão.

1. Tiago 5,13

“Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante.”

2. Lucas 15,10

“Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus  se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.”

3. Salmos 32,11

“Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o Senhor tem feito!

Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele!”

4. Gálatas 5,22-23

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”

5. João 15,10-11

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa a alegria seja completa.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito lindo este conteúdo! Creio que a alegria é a forma de mostrarmos que Cristo vive e que temos fé na grande felicidade que nos aguarda depois daqui. A alegria é transcendente: mostra que não nos deixamos abater pelas aflições terrenas. Já evangelizei com um simples sorriso.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.