6 motivos para rezar

6 motivos para rezar Foto: Felipe Gusso

Tão importante quanto o pão que alimenta o nosso corpo, é a oração que alimenta o espírito, exercita a fé e fortalece nossa ligação com Deus. Aprendemos, desde a mais tenra idade, que Ele é onipresente, onisciente e onipotente. A oração é nosso momento sagrado de diálogo com Aquele que mais nos conhece. Cultivar o hábito diário de rezar aumenta a nossa intimidade com Deus.

São inúmeros os motivos pelos quais devemos rezar. Podemos falar com Deus para nos aproximarmos Dele, agradecer, pedir perdão e proteção, ter mais amor em nossas vidas e clamar por um mundo melhor.

A Bíblia Sagrada nos ensina, em inúmeras passagens, o poder da reza. Na vivência na Igreja, somos apresentados a muitas orações: o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo e tantas outras. Contudo, uma conversa franca com Deus, com as palavras que vêm do nosso coração é tão importante quanto. 

1. Reze para se aproximar de Deus

A oração é uma das formas mais diretas de relacionamento com Deus. Jesus é um grande exemplo de utilização da oração como meio para dialogar a sós com o Pai.

“Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei” (Jeremias 29,12)

Foto: Felipe Gusso

2. Reze para agradecer

Ser grato é um exercício de humildade e de reconhecimento de que Deus está no comando. Sem Ele não somos nada. Ele é nosso guia e, em Suas mãos, devemos depositar as nossas vidas por inteiro.

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5,18).

3. Reze para pedir perdão

O perdão é uma graça que Deus, em sua infinita misericórdia, confere àqueles que pedem com a mais pura sinceridade.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmos 51, 1-2).

Foto: Felipe Gusso

4. Reze para ter proteção

Sem Deus, nada somos. Rezar a Deus para pedir proteção é permitir que Ele nos cubra com suas bênçãos e faça maravilhas por nós.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti” (Salmos 91,1-7).

Foto: Felipe Gusso

5. Reze para ter mais amor

O amor de Deus é incomparável, ilimitado, a maior força que o ser humano pode experimentar. Jesus Cristo é a prova viva do amor misericordioso de Deus. E assim como a pureza do amor Dele por nós, devemos rezar para que o mandamento do amor seja presença e constância no nosso cotidiano.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3,16).

6. Reze pelo mundo

O mundo só será verdadeiramente bom quando assim for para todos os filhos de Deus. O padre Reginaldo Manzotti nos ensina que, pelas Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos rezar pelas feridas do mundo inteiro, feridas do corpo e feridas da alma.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4,6).

Foto: Felipe Gusso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sergio Rossi
    Obrigado Senhor. Rezo todos os dias e por todos os motivos acima.
  • Elenice Furmann
    Oração é alimento! Obrigada Deus!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.