No próximo domingo (28), será celebrada no mundo inteiro a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. O tema escolhido pelo Papa Francisco para a ocasião é: “Na velhice, não me abandones” (Sl 71, 9). O Sumo Pontífice convoca a sociedade para redescobrir o valor da fraternidade e construir laços entre as gerações, no combate ao individualismo.
No Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) Nacional, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convida todos a celebrar a data e colocar em prática o tema sugerido pelo Santo Padre. Neste dia, a Penitenciária Apostólica irá conceder indulgência plenária para quem visitar pessoas idosas necessitadas ou em dificuldades (doentes, solitários e pessoas com deficiência).
“A data é uma oportunidade para refletir sobre a importância das pessoas idosas e reconhecer sua contribuição inestimável para a sociedade e para a Igreja”, afirma Sandra Michellim, coordenadora nacional da PPI.
Outra forma de obter a indulgência plenária é por meio da participação da missa, com o coração arrependido e caridoso neste dia. Por isso, a PPI programou duas celebrações que serão transmitidas em rede nacional:
“Todos são convidados a participar deste momento de união e espiritualidade!”, acrescenta Sandra.
Em sua mensagem, o Papa Francisco destaca:
“Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançando e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil. O Senhor não olha para as aparências (cf. 1 Sam 16, 7).”
Ele encoraja a ver a velhice como uma bênção, valorizar e honrar as pessoas idosas e traz uma reflexão a respeito da rejeição na melhor idade, quando as pessoas enfrentam contextos de solidão e sentimentos de descarte.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.