Freira brasileira se torna a mulher mais velha do mundo aos 116 anos

Freira brasileira se torna a mulher mais velha do mundo aos 116 anos Foto: Josiane Moreira da Silva/reprodução universo.paulinas.com.br

Já imaginou viver mais de 100 anos? Em Porto Alegre (RS), uma história de fé, longevidade e dedicação à vida religiosa ganhou repercussão internacional: Irmã Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos, é oficialmente reconhecida como a mulher mais velha do mundo. Ela é religiosa da Congregação Irmãs Teresianas e um exemplo vivo de serenidade, espiritualidade e otimismo.

Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis (RS), Irmã Inah é reconhecida pela dedicação à vida religiosa e ao ensino. Desde jovem, mostrou inclinação para a vida espiritual e ingressou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos. Sua missão a levou a Montevidéu, no Uruguai, onde fez os votos em 1928. Depois, retornou ao Brasil para ensinar português e matemática no Rio de Janeiro e em Santana do Livramento.

Atualmente residente na casa da Congregação em Porto Alegre, Irmã Inah mantém uma rotina rigorosa, com horários bem definidos para rezar, comer e descansar. Mesmo com algumas limitações de visão e audição, mantém o bom-humor. “Poucos anos. 116”, respondeu com graça quando questionada sobre sua idade durante o Dia do Idoso.

Irmã Inah na juventude./Foto: reprodução

Para os familiares e amigos, o segredo de Irmã Inah está na combinação de “bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade”, como ressaltou seu sobrinho Cleber Vieira Canabarro Lucas em uma entrevista.

O título de mulher mais velha do mundo foi reconhecido pela LongeviQuest, uma organização de referência mundial no estudo e validação de supercentenários. A validação passa por um processo bastante criterioso de análise de documentos que comprovam a idade desde a infância até a velhice.

O Brasil também tem o homem mais velho do planeta: o cearense João Marinho Neto, de 112 anos, que foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records.

Bênção apostólica

Em 2018, prestes a completar 110 anos, Irmã Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco pela sua importância e legado na comunidade católica. O certificado dessa bênção é uma das suas maiores relíquias, exposto com orgulho na sua residência.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.