A devoção a Nossa Senhora é um dos traços mais marcantes da tradição católica. Tanto que fieis no mundo inteiro pedem Sua intercessão por meio de orações, das quais as mais conhecidas são o Santo Terço e a oração do Ângelus.
O Ângelus pode ser rezado todos os dias, tradicionalmente às 9h, 12h e 18h. É comum que, em muitas partes do Brasil, os sinos das igrejas toquem com uma melodia especial para esse momento mariano, bem como muitas rádios o transmitem, como a Rádio Evangelizar.
Mas no tempo da Páscoa – que vai do domingo de Páscoa até o domingo de Pentecostes (em 2023, dos dias 9 de abril a 28 de maio), a Igreja substitui a oração do Ângelus pela oração Rainha do Céu. Isso porque o Ângelus nos lembra um dos momentos mais importantes da história da salvação, que é a encarnação de Cristo no ventre da Virgem Maria, mas no período da Páscoa a alegria da ressurreição deve perpassar todos os nossos momentos de fé, inclusive a oração mariana. Rezar o “Rainha do Céu” nos recorda o jubilo de Nossa Senhora pela ressurreição.
Oração Rainha do Céu
— Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.
— Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
— Ressuscitou como disse, aleluia.
— Rogai a Deus por nós, aleluia.
— Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
— Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.