“Nem toda hora é fácil ter fé, Senhor. Tomar minha cruz e seguir os Teus passos. Jamais duvidar e crer no poder da oração. Saber esperar em meio à aflição”. O trecho da música “No Poder da Oração”, do Padre Reginaldo Manzotti, traduz a força desse ato na vida de quem busca fortalecimento espiritual e a verdadeira felicidade. É um caminho de entrega e confiança que conduz à paz interior e à esperança.
“Deus sempre nos quer abençoar. Nem sempre estamos preparados para receber a graça. Por isso, a oração diária e constante nos abre para a graça poderosa do Senhor diariamente. Reze, suplique de novena em novena, graças e bênçãos são derramadas”, aconselha Padre Reginaldo.
Papa Leão XIII, na encíclica Laetitiae Sanctae, abordou o poder transformador da oração, especialmente do Rosário, como um compromisso que beneficia o indivíduo e fortalece toda a sociedade. Em diversas homilias, Papa Francisco reforçou que rezar é manter um diálogo com Deus e confiar nEle em todas as situações.
Ter disciplina na fé e priorizar a oração também contribuem para o bem-estar das pessoas e o equilíbrio da saúde mental. O Conselho Federal de Psicologia, em nota de 2012, reconheceu que a religiosidade e a espiritualidade podem caminhar juntas da ciência, pois fazem parte da cultura humana e influenciam positivamente a saúde mental.
A psicóloga Julita Sena destaca que a fé pode ajudar na busca por significado em momentos de dificuldade, como ao viver o luto. “Vejo a fé e a religião como suportes que ajudam na organização das ideias no sentido de orientar e esclarecer sobre aspectos relacionados à saúde mental”, explica a psicóloga. É importante destacar que a oração não substitui o acompanhamento profissional para os cuidados com a saúde mental. Pelo contrário, a espiritualidade pode ser uma aliada do tratamento, oferecer conforto e força para seguir.
Rezar pelos outros, como nossos familiares e amigos, também é algo muito edificante. É uma forma poderosa de pedir intercessão e oferecer apoio espiritual. Pedir a Deus que o abençoe, proteja e ajude em suas dificuldades é uma demonstração de amor e preocupação com aquela pessoa.
A oração pode fortalecer os laços de comunidade e solidariedade, lembrar-nos de que não estamos sozinhos. Ao compartilhar a fé e a esperança, expressamos empatia e nos colocamos à disposição para ajudar, o que traz benefícios tanto para quem reza quanto para quem é lembrado na prece.
Quando fazemos uma oração, buscamos apoio e orientação. Isso traz um sentimento de alívio e segurança. Portanto, rezar pode trazer paz, serenidade e conforto, por ser um momento de união espiritual com o Pai. Fazer uma prece nos leva a refletir e sermos gratos, acalma nossos corações e nos afasta das preocupações e ansiedade.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Conteúdo adaptado do espaço IDe+ no Jornal do Evangelizador – Ano XVIII – n° 212 – maio/2025
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.