A “regra dos 5 segundos”: comer ou não comer, eis a questão

A “regra dos 5 segundos”: comer ou não comer, eis a questão

Quantas vezes você já viu alguém deixar cair um pedaço de chocolate no chão, hesitar por um breve momento e depois se justificar com ‘foram só 5 segundos, então dá, né’?

Esse é o famoso mito da ‘regra dos 5 segundos’, uma crença amplamente difundida de que se um alimento cai no chão e é recuperado dentro desse tempo, ainda está seguro para comer. Mas será que essa ideia tem algum fundamento científico ou é apenas uma desculpa conveniente para satisfazer aquela vontade? Vamos descobrir se o correto é “comer sem culpa” ou jogar o alimento fora.

A nutricionista sanitarista Thasia Sousa explica que se trata de uma crença popular tão difundida que até já foi submetida a pesquisas científicas em vários países. A conclusão é unânime: ela não passa de um mito e, portanto, deve ser riscada da “lista de desculpas”.

Como reforça a profissional, a transmissão da contaminação para o alimento acontece imediatamente após o contato.

“No intervalo de cinco segundos, inúmeras bactérias, vírus, fungos ou mesmo cistos de parasitas podem se fixar ao alimento que caiu no chão. Nesse caso, o alimento é um veículo de transporte desses microrganismos para dentro do corpo. Portanto, não há exceção à regra: se teve contato, teve contaminação e isso se aplica a todos os alimentos”.

Condições favoráveis à contaminação

Inúmeros fatores podem influenciar o tipo e o nível de contaminação, segundo a nutricionista. Alimentos úmidos, como frutas, queijos e presuntos, apresentam maior aderência de contato que um alimento mais seco, como biscoito, pão ou torrada.

Ou seja, a quantidade de contaminantes de uma banana que caiu no chão será maior que a de contaminantes de uma torrada. Porém, isso não significa que a segunda pode ser consumida.

“O mesmo se aplica ao fator tempo. Quanto maior o tempo que o alimento fica exposto à superfície contaminante, é razoável que mais bactérias, vírus e outros microrganismos possam se prender ao alimento em contato. Já o nível de contaminação vai depender da frequência com que o ambiente é higienizado”, reforça Thasia.

Nem 1 segundo

Equivocada, a popular “regra dos 5 segundos” não pode ser aplicada e coloca em risco a saúde. Tampouco assoprar o alimento que caiu resolve o problema. 

“Sabendo disso, o ideal é nunca comer algo que caiu no chão. Para evitar a contaminação dos alimentos, é imprescindível uma boa higiene pessoal e do ambiente”, finaliza a especialista.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.