Projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criado para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, a AE se dedica à prática da divulgação científica a partir dos meios de comunicação em diferentes formatos e linguagens, em um processo não apenas de produção de conteúdos, mas de incentivo a uma percepção crítica da teoria e prática de comunicar ciência. O objetivo é aproximar a sociedade do universo científico, revelando as conexões do cotidiano e de nossas vidas com a ciência.
Conheça a Agência Escola UFPR: agenciaescola.ufpr.br
Internautas ficaram alarmados com um vídeo produzido pelo Departamento de Trânsito de Goiás que relacionava o consumo de pão ao teste do bafômetro.
Chorar faz bem, as lágrimas limpam e protegem os olhos. Para os bebês, choro é comunicação. Para adultos, chorar ajuda no equilíbrio emocional e psicológico.
Brasil tem quantidade de doadores conforme recomenda a OMS. Mas é importante aumentar esse número para evitar o desabastecimento dos bancos.
Distúrbio olfatório pode star relacionado com a doença, o que pode ajudar no diagnóstico precoce e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Diabetes, hipertensão e anemia falciforme acometem mais a população afrodescendente do país devido a marcadores genéticos, aponta pesquisa da UFPR.
Remédios populares para aliviar a congestão nasal devem ser usados por, no máximo, cinco dias, alerta médico e professor da UFPR.
“Memória Vila Zumbi” vai levar, além da comunidade, estudantes e professores ao cinema nesta quarta-feira (8)
Dados iniciais mostram que pode haver uma relação direta entre alterações encontradas nos olhos e pacientes com o transtorno mental.
Médica veterinária indica os protocolos oficiais de proteção e possíveis consequências da doença no país, que é o maior exportador de carne de frango do mundo.
Pesquisadores explicam como as doenças se transformam e se espalham pelo mundo entre mutações de vírus e condições sanitárias
André Bellin Mariano, doutor em Bioquímica e pesquisador da UFPR, falou sobre a importância da educação ambiental e como podemos usar o lixo ao nosso favor
Na edição do Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola da UFPR, quem escolhe o tema é você; envie sua dúvida até hoje
A doença que assustou o mundo não avançou na mesma velocidade da Covid, mas trouxe muitas dúvidas e medos para a população
A Agência Escola da UFPR vai perguntar aos cientistas e você pode enviar suas perguntas até a próxima quinta-feira.
A Agência Escola da UFPR conversou com especialistas para entender mais sobre a saúde mental. Vem aprender com a gente!
A constante frequência dessas tragédias têm levantado muitas dúvidas e gerado preocupações à sociedade. Onde podemos encontrar respostas?
Rosibeth Del Carmen Munoz Palm explica sobre os cuidados paliativos e conta sobre suas experiências na perspectiva da Terapia Ocupacional
As dúvidas da população serão esclarecidas por pesquisadores de diferentes áreas e especialidades da UFPR
Estudos trazem reflexões críticas a partir da revisão de leis e comparação com as normas adotadas na Argentina
Kelly Prudencio explica como trabalham os cientistas e esclarece o descrédito da ciência em meio às fake news e à desinformação
Laboratório de Neurofisiologia estuda alterações emocionais, oculares, olfativas, de memória e sono
Produzido com insumos nacionais, o imunizante apresenta baixo custo e pode entrar em testes clínicos no ano que vem
A tecnologia pode ser usada para o desenvolvimento de vacinas contra outras doenças. Veja a entrevista exclusiva!
Novas linhagens do vírus: como surgem, quais seus efeitos para o organismo, como impactam na vacinação.
Elaborado a partir da kombucha, o projeto foi o único da América Latina a receber o “Oscar do Design” em 2021
O surgimento de novas variantes do causador da Covid-19 desperta a atenção de cientistas para o alto grau de mutação do vírus.
Como o novo coronavírus entra nas células, como ele afeta o sistema imunológico e os sistemas orgânicos, como o respiratório
O que sabe até o momento sobre essa forma de proteção? A série Pergunte aos Cientistas responde essa e outras perguntas.
Pesquisadores explicam assuntos variados relacionados à vacinação a partir de perguntas enviadas pela população de diferentes estados brasileiros
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.