Você já pensou em esquiar com o jovem Karol Wojtyla, antes de se tornar o Papa João Paulo II? Ou então estar com Santa Teresa de Liseaux? E ainda: presenciar a crucificação de Jesus Cristo? Essas e outras “experiências” são possíveis no novo videogame de realidade virtual dedicado ao Beato Carlo Acutis.
Segundo a Faith Games Inc., empresa que está lançando o novo Acutis Game™, o jogador é levado a passear pela história católica: passagens bíblicas, santos e marcos sagrados do catolicismo. A experiência proposta é acompanhar o “ciberapóstolo” Beato nessas, digamos, aventuras.
Antes da sua morte por leucemia, em 2006, o ainda jovem programador de computador, Carlo criou e desenvolveu um site para documentar milagres eucarísticos que ficou bastante popular. Mas acabou sendo vencido pela doença.
Ele foi beatificado pelo Papa Francisco em 10 de outubro de 2020.
O Beato Carlo Acutis era italiano e fez de Jesus Sacramentado sua devoção e fé. Ele se foi com apenas 15 anos de idade.
O milagre que o levou a ser beatificado aconteceu no Brasil. Um jovem foi curado de uma doença congênita depois de tocar em relíquias de Acutis em uma igreja do Mato Grosso do Sul.
A equipe de peritos do Vaticano aceitou o milagre em 14 de novembro de 2019, concluindo o processo de beatificação.
Jogador de videogame, Carlo acreditava que a internet e as novas tecnologias eram uma ferramenta eficiente para documentar e difundir a fé. O lançamento de um game de realidade virtual com o jovem beato italiano, passeando por passagens bíblicas, lança a reflexão sobre o papel das novas tecnologias a serviço da evangelização.
O cofundador da Faith Games Inc., Eddie Cullen, disse que experiências como o Acutis Game™, baseadas na interatividade, podem ajudar as pessoas a aprofundarem sua fé.
“Pessoas de todas as idades podem aprender e desenvolver uma conexão mais profunda com sua fé, imergindo-se em experiências interativas”, avalia Cullen.
Da internet ao metaverso, a Igreja Católica tem acompanhado o surgimento e até mesmo o uso de novas tecnologias. Porém, não deixam de ser observados e analisados os lados positivo e negativo desse cenário cibernético, cada dia mais inserido na nossa rotina.
Sobre o metaverso, mundo paralelo que simula a vida real no espaço cibernético, a Igreja Católica ainda não tem uma posição definida. Pelo menos foi assim que agiu quando da proposta de uma empresa do ramo de colocar o Vaticano nesse plano. O Vaticano não teria se mostrado a favor, mas também não teria sido contra. Ao menos pelo que foi divulgado na mídia. As incertezas e os perigos que esse mundo paralelo podem reservar ainda são incertos e isso pode acabar pesando na hora da tomada de decisões.
O trailer do videogame Acutis Game você pode conferir aqui.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.